Circuitos Elétricos
Casos: Circuitos Elétricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dominguesgabriel • 25/3/2015 • 863 Palavras (4 Páginas) • 443 Visualizações
ETAPA 1
Aula-tema: Análise fasorial; Triângulo das potências.
Esta atividade é importante para que você compreenda a natureza do projeto
proposto, antecipando-se a temas que serão abordados no decorrer da disciplina Circuitos
Elétricos II. Os circuitos de corrente alternada são extremamente importantes em ambientes
industriais e em instalações de alta potência em geral, pois a transmissão de energia elétrica é
usualmente realizada na forma de tensões e correntes senoidais. Portanto, é primordial a
compreensão, tanto do processo de geração desta forma de energia quanto dos seus efeitos
sobre um circuito elétrico.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos..
PASSOS
Passo 1
Pesquisar, no livro-texto e na bibliografia complementar, o processo de geração de tensão
senoidal, usual em grandes geradores de hidrelétricas, termoelétricas, centrais nucleares ou
mesmo nos alternadores dos automóveis, para obter mais informações sobre a construção
dos geradores e seu princípio de funcionamento. Procure compreender o material
pesquisado e salve as informações coletadas em uma pasta, inclusive figuras, para uso
posterior.
Resposta:
Hidrelétrica: Utiliza o movimento e queda d’água de rios para geração de energia
Elétrica.
Termoelétrica: Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas.
Em função do grande potencial hídrico, o Brasil utiliza a energia termoelétrica de forma estratégica. Esse uso ocorre quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas.
Existem em nosso país cerca de 50 usinas termoelétricas, espalhadas por vários estados. Todas estas usinas em funcionamento podem gerar cerca de 15 mil MW de energia (Megawatts), correspondendo a 7,5% de participação no sistema elétrico nacional.
Central Nuclear: A utilização da energia nuclear possui elevados riscos, mas em contrapartida também traz benefícios. Isto faz com que o recurso a centrais nucleares esteja longe de gerar consenso.
Esta energia pode ser vista como uma possível fuga ao elevado consumo e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias teremos de fazer um balanço às vantagens e desvantagens da sua utilização.
Energia nuclear é a energia libertada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado porAlbert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com neutrões.
A tecnologia nuclear tem como uma das suas finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, e assim movimentar um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente num reator de uma central nuclear (usina nuclear em português do brasil) ou descontroladamente numa bomba atómica. Noutras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Passo 2
Repetir o passo anterior, pesquisando o comportamento da tensão e da corrente elétrica
alternada senoidal sobre um resistor, sobre um capacitor
...