Circuitos Retificadores Controlados
Por: Vinicius Bartole • 19/3/2017 • Resenha • 10.254 Palavras (42 Páginas) • 626 Visualizações
3. Circuitos Retificadores Controlados
Utilizando-se uma fonte de tensão alternada de 180V de tensão de pico e 60Hz de frequência, foi realizado um estudo comparativo entre as topologias de circuitos retificadores controlados monofásico de onda completa em ponte, trifásico de meia-onda e de onda completa. Abaixo seguem as topologias detalhadas.
3.1.1 – Circuito retificador monofásico de onda completa em ponte e disparo de 30º
Um retificador monofásico de onda completa não controlado em ponte está conectado a uma fonte de tensão senoidal de frequência 60Hz, com valor de tensão de pico de 180 V, e alimenta uma carga resistiva de 500W em sua saída. A Figura 3.1 abaixo ilustra a topologia do circuito.
[pic 1]
Figura 1::Topologia do circuito retificador monofásico em ponte
O valor da potência ativa dissipada na carga puramente resistiva deve ser de 500W e pode ser calculado a partir do cálculo da tensão eficaz (Vrms) e da corrente eficaz (Irms) na mesma.
Podemos, ainda, para o caso de a tensão de alimentação da fonte ser senoidal, simplificar esta equação, adotando a seguinte expressão para o cálculo na forma simplificada.
Vrms [pic 2]
A partir do valor da tensão eficaz da fonte de alimentação já conhecida, podemos calcular a tensão de pico da mesma por meio da Equação (37) acima. Como não há nenhuma queda de tensão entre a fonte de alimentação e a tensão presente na carga, visto que os diodos utilizados no exemplo são tidos como ideais, os valores de tensão eficaz e de pico da fonte se repetem sobre a mesma. Aplicando-se a expressão mostrada na Equação (37) acima, podemos encontrar o valor de tensão eficaz de 127.3V. A partir desta informação, podemos obter o valor do resistor necessário para que a carga dissipe 500W através da Equação (38) abaixo.
.: .: [pic 3][pic 4][pic 5]
A partir do valor da tensão de pico podemos calcular o valor da tensão média para um ângulo de disparo de 0° por meio da Equação (39) abaixo.
.: [pic 6][pic 7]
Através de simulação computacional do circuito retificador através do software Simulink podemos verificar se os valores calculados estão corretos. O valor da tensão eficaz aplicada sobre o resistor, que será menor para este ângulo de disparo em relação ao disparo em 0º, é mostrado na Figura 50 abaixo.
[pic 8]
Figura 2:Tensão Eficaz sobre o resistor
Por meio da simulação podemos, ainda, verificar o valor da tensão média aplicada sobre o resistor, como mostrado Figura 51 abaixo, que também será menor para este ângulo de disparo.
[pic 9]
Figura 3: Tensão Média sobre o resistor
Como forma de medir a qualidade da energia elétrica contínua fornecida para a carga através do cálculo do Fator de Ripple (FR), que é mostrado na Equação (40) abaixo.
.: [pic 10][pic 11]
Ainda como forma de tornar mensurável a qualidade da energia fornecida a carga, podemos utilizar o cálculo do Fator de Forma (FF), dado pela Equação (41) abaixo.
.: [pic 12][pic 13]
Outro parâmetro utilizado para medir a qualidade da energia fornecida a carga é a Taxa de Distorção Harmônica (THD), que serve para medir o quanto o sinal de tensão e/ou corrente fornecido pela rede de distribuição foi distorcido devido a retificação e/ou controle exercidos para a carga. A Figura 52 abaixo mostra o valor da THD da tensão de entrada do circuito.
[pic 14]
Figura 4:Valor da THD da tensão de entrada do retificador
Como não existe nenhum elemento que estabeleça atraso ou adianto das correntes da fonte ou da carga em relação a sua respectiva tensão, as formas de onda da tensão e da corrente de entrada do retificador estão em fase, o que nos permite concluir que o fator de potência da fonte de alimentação é unitário. A Figura 54 ilustra o valor da medição do fator de potência de entrada do circuito.
3.1.2 – Circuito retificador monofásico de onda completa em ponte e disparo de 90º
Um retificador monofásico de onda completa não controlado em ponte está conectado a uma fonte de tensão senoidal de frequência 60Hz, com valor de tensão de pico de 180 V, e alimenta uma carga resistiva de 500W em sua saída. O valor da potência ativa dissipada na carga puramente resistiva deve ser de 500W e pode ser calculado a partir do cálculo da tensão eficaz (Vrms) e da corrente eficaz (Irms) na mesma.
Podemos, ainda, para o caso de a tensão de alimentação da fonte ser senoidal, simplificar esta equação, adotando a seguinte expressão para o cálculo na forma simplificada.
[pic 15]
A partir do valor da tensão eficaz da fonte de alimentação já conhecida, podemos calcular a tensão de pico da mesma por meio da Equação (42) acima. Como não há nenhuma queda de tensão entre a fonte de alimentação e a tensão presente na carga, visto que os diodos utilizados no exemplo são tidos como ideais, os valores de tensão eficaz e de pico da fonte se repetem sobre a mesma. Aplicando-se a expressão mostrada na Equação (42) acima, podemos encontrar o valor de tensão eficaz de 127.3V. A partir desta informação, podemos obter o valor da do resistor necessário para que a carga dissipe 500W através da Equação (43) abaixo.
.: .: [pic 16][pic 17][pic 18]
A partir do valor da tensão de pico podemos calcular o valor da tensão média por meio da Equação (44) abaixo.
.: [pic 19][pic 20]
Através de simulação computacional do circuito retificador através do software Simulink podemos verificar se os valores calculados estão corretos. O valor da tensão eficaz aplicada sobre o resistor, que será menor para este ângulo de disparo em relação ao disparo em 0º, é mostrado na Figura 55 abaixo.
[pic 21]
Figura 5: Tensão Eficaz sobre o resistor
...