Circuito Retificador
Casos: Circuito Retificador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaynenascimento • 9/12/2014 • 2.304 Palavras (10 Páginas) • 454 Visualizações
1. INTRODUÇÃO.
Conceito: Circuito retificador é aquele que transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente elétrica. A energia elétrica disponível através das redes de distribuição apresenta-se sob a forma de corrente alternada, pois esta é a forma mais eficaz de transmissão a longas distâncias, entre outros motivos. Entretanto, diversas aplicações domésticas exigem o uso de corrente contínua, como por exemplo, os aparelhos eletrônicos. É necessário, então, um sistema que transforme de uma forma para outra. É geralmente utilizado em projetos de fontes de alimentação CC. É formado basicamente por elementos semicondutores, tais como diodos, SCR's e outros transistores, utilizados em configurações chamadas de retificador de meia onda e retificador de onda completa ou com tape central, incluído na categoria de onda completa.
Sabemos que a energia elétrica distribuída pelas as concessionárias apresenta-se sob a forma de corrente alternada (CA), pois é maneira eficaz de levar a eletricidade a longas distâncias. Entretanto, diversas aplicações exigem o uso de corrente contínua (CC), como por exemplos: aparelhos eletroeletrônicos, baterias entre outros.
Uso no dia a dia: Para fornecer a corrente contínua (CC) aos aparelhos elétricos, utilizamos os circuitos retificadores que fazem conversão de correntes alternada (CA) em contínuas (CC), utilizando elementos semicondutores, tais como: diodos, transitores e SCR (Silicon Controlled Rectifier = Retificador Controlado de Silício). Entretanto, todos os circuitos retificadores possuem etapas bem definidas de transformação, retificação, filtro e carga. Estes apresentam uma importância fundamental para o funcionamento do sistema de distribuição energia elétrica, pois são os responsáveis pelos recarregamentos dos bancos de baterias, formados por baterias alcalinas ou ácidas, ventiladas ou reguladas a válvula (VRLA) e ainda, no suprimento de corrente contínua (CC) para os equipamentos de proteção, automação, telecomunicações das instalações elétricas - Subestações, Geração entre outras.
2. OBJETIVO
Esse experimento tem por objetivo consolidar nosso conhecimento adquirido em sala de aula, buscando integrar o aprendizado teórico com a pratica. Como também, montar o circuito retificador com o intuito de compreender o funcionamento e algumas aplicações do regulador, diodos, capacitores, LEDs, transformadores entre outros materiais no circuito requisitado.
3. MATERIAIS UTILIZADOS.
3.1. Placa de Fenolite.
Fenolite é um laminado plástico industrial utilizado como isolante elétrico. É um produto duro, denso e termo fixo. Geralmente é comercializado na forma de chapas, tarugos e tubos. É produzido pela aplicação de calor e pressão a camadas de celulose impregnadas com resinas fenólicas do tipo da Baquelite. Este procedimento leva à polimerização. O Fenolite é utilizado para produzir suportes isolantes, arruelas, barras de isolação, carretéis, conectores, protetores de fusíveis, dentre outros produtos. Recoberta de uma fina camada de cobre metálico, usa-se como suporte mecânico e trilha condutora nos circuitos impressos e placas para Computador. Nesse uso, pode ser substituída pela fibra de vidro. É usada em siderurgia, produção de papel e tecidos, além de artefatos mecânicos, elétricos e eletrônicos. Vale ressaltar que foi utilizada uma placa de fenolite que tem como finalidade de ciar circuitos eletrônicos com objetivo de montar um circuito de acordo com o projeto requisitado.
Figura 01. Placa de Fenolite
3.2. Suporte para fusível.
Usado para sustentar o fusível de vidro, cujo o mesmo irá proteger o circuito das sobre corrente.
Figura 02. Suporte Pci para fusível de vidro
3.3. Capacitor Eletrolítico.
O Capacitor eletrolítico internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico ou borato de sódio). Por ser composto por folhas enroladas, tem a forma cilíndrica lembrando que o cilindro não é perfeito, visto que possui uma área de Secção menor na parte de baixo em relação a de cima). Suas dimensões variam de acordo com a capacitância e limite de tensão que suporta. É um tipo de capacitor que possui polaridade, ou seja, não funciona corretamente se for invertido. Se a polaridade for invertida dá-se inicio à destruição da camada de óxido, fazendo o capacitor entrar em curto-circuito. Nos capacitores eletrolíticos, uma inversão de polaridade é extremamente perigosa, visto que, a reação interna gera vapores que acabavam por destruir o capacitor através de uma explosão ou, rompimento da carcaça. Os capacitores mais modernos podem inchar e, por isso, raramente explodem (podendo acontecer somente se a tensão inversa aplicada for elevadíssima). ESR - Equivalent Serie Resistence para o capacitor eletrolítico esse parâmetro é fundamental para o reparo das fontes chaveadas. O testador de ESR é um equipamento que trabalha com uma frequência na ordem de 100 GHz e nessa frequência o capacitor eletrolítico danificado que muitas vezes está com a capacitância boa nas baixas frequências pode ser detectado com mais segurança, sendo muito útil para testar os capacitores de fontes chaveadas. Capacitores Eletrolíticos são mais viáveis na utilização de circuitos fechados, vale ressaltar que foram utilizados dois capacitores eletrolíticos de 1000uF / 25V.
Figura 03. Capacitores Eletroliticos
3.4. Capacitor cerâmico.
Possuem internamente uma lâmina de cerâmica. São usados em circuitos que trabalham com altas frequências. As maiorias dos capacitores de cerâmica usadas nos aparelhos eletrônicos possuem baixa capacitância (menos de 10 nF). Abaixo vemos alguns destes capacitores. Vale ressaltar que foram utilizados dois capacitores cerâmicos de 470pf de 50 v.
Figura 04. Capacitores Cerâmicos
3.5. Regulador de tensão.
Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado
...