Circuitos eletricos
Por: Alexandre Miotto • 1/12/2016 • Seminário • 563 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Alexandre Miotto – 201310960
Engenharia de Computação
Circuitos elétricos
Um circuito elétrico pode ser conceituado como uma interligação de componentes básicos formando pelo menos um caminho fechado, contendo no mínimo um gerador elétrico, um condutor de circuito fechado e um receptor.
No Brasil a forma mais comum de se obter energia elétrica é através das usinas hidrelétricas que utilizam a força da água para mover turbinas geradoras de energia. Existem outras formas não tão utilizadas, devido a necessitarem de condições geográficas adequadas, mas sendo incorporadas lentamente no meio, tais como: Energia eólica, solar, nuclear, entre outras.
A tensão elétrica também conhecida como diferencia de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Medida em Volt (Homenagem a Alessandro Volta) ou em Joule por Coulomb. Já para corrente elétrica é diferente, se medem em ampère. Conceituamos corrente elétrica como o fluxo ordenado das partículas portadoras de carga elétrica. Outra medida utilizada é a Watts usada para medir a potência dos aparelhos eletroeletrônicos. E ainda usamos KWh para medirmos o ‘’nosso’’ consumo de energia.
A lei de Ohm firma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a diferença entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é sempre igual (constante). Essa constante, Ohm deu a ela o nome de resistência elétrica, que basicamente é um corpo qualquer conseguir se opõem a passagem de corrente elétrica. Dentro do condutor os elétrons estão se chocando constantemente, a esse corpo em sentido contrario, ocorrendo o que chamamos de efeito Joule, fazendo com que o condutor esquente. Ohm ainda afirma que quanto maior o comprimento do condutor e menor a secção, maior será a resistência e quanto menor o comprimento e maior a secção menor a resistência. Podemos medir a resistência de um condutor em Ohm.
A diferença entre a alimentação de uma bateria de carro e de uma tomada é a tensão. A bateria de carro libera uma quantidade especifica de tensão, podendo ser utilizada em circuitos específicos, e justamente por ela oferecer uma quantidade especifica de tensão e sempre muito abaixo de uma tomada ela não conseguirá ligar um rádio, por exemplo. Já a tomada libera uma quantidade maior, disponibilizando ligar aparelhos que necessitam de mais energia.
Programação
A programação em engenharia de Computação e Telecomunicações são um tanto quanto necessária, temos que conhecer os princípios básicos dela, isso expande nosso campo de visão e de pensamentos em cima de projetos a serem desenvolvidos. E além do mais um Hardware sem um software não é nada.
Futuramente isso poderá nos render lucros, como facilidade no trabalho, podemos desenvolver um algoritmo que reduza nosso trabalho nos trazendo mais rendimento, por exemplo.
Na engenharia podemos usar para a programação de microcontroladores onde utilizamos uma linguagem C/C++.
Linguagem C:
#include
/* Programa-exemplo #2 - conversão de pés para metros. */
main()
{
int pés;
float metros;
printf("Informe o número de pés: ");
scanf("%d", &pés); /* & -> operador "endereço de" */
metros = pés * 0.3048; /* conversão de pés para metros */
...