Classificaçao De Sitemas De INFORAMCOES
Monografias: Classificaçao De Sitemas De INFORAMCOES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LVKILL • 5/10/2014 • 939 Palavras (4 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CPPP - CÂMPUS DE PONTA PORÃ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Professor LEANDRO FEUSER
TRABALHO SOBRE CALSSIFICAÇÀO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÒES
2º semestre
Acadêmico:
Luis Antonio Villar Reis
Ponta Porã-MS 2014-09-17
Sistema de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Ele dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. Os sistemas, do ponto de vista empresarial, podem ser classificados de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisões. Os sistemas podem ser de contexto operacional ou gerencial, ou seja, Sistemas de Apoio às Operações e Sistema de Apoio Gerencial (Gestão), como especificado abaixo:
Na sequência, estão apresentados os principais sistemas de informação estudados nas aulas anteriores:
1. SPT (Sistemas de Processamento de Transação);
2. SIG (Sistemas de Informação Gerenciais);
3. SID (Sistemas de Apoio a Decisão); 4. SAE (Sistemas de Apoio Executivo).
Vejamos a seguir as características de cada um desses sistemas:
1. Sistemas de Processamento de Transação (STP ou ST):
A utilização de sistemas de processamento de transações permite que as empresas tornem-se mais eficientes e consequentemente mais competitivas. Essa foi a primeira aplicação utilizando a tecnologia da informação para a maioria das organizações.
Tem por objetivo principal aumentar a eficiência do trabalho, reduzindo os custos e o tempo de execução de uma transação, além de garantir controles mais precisos e mais confiáveis no seu resultado final.
Monitoram, coletam, armazenam, e processam dados gerados em todas as transações da empresa. As transações podem ser processadas em lotes ou online. Transações em lote são inseridas e processadas no sistema em intervalos regulares de tempo. Transações online, por sua vez, são inseridas e processadas no mesmo momento em que vão acontecendo. Esse tipo de sistema é compreendido por um conjunto de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos (enfim, um sistema de informação) utilizados para a automatização de qualquer atividade rotineira da organização, como, por exemplo, vendas e folha de pagamentos.
Tomamos aqui um exemplo do modelo da empresa LENKE PROPACK com o Sistema de gestão da produção e rastreabilidade para controle de produção em tempo real com garantia de peso, rastreabilidade e etiquetas de códigos de barras com impressão automática, garantindo o controle da fábrica no momento que a operação acontece. O sistema é projetado para a indústria alimentícia, principalmente frigoríficos de aves, suínos, industrializados e demais industrias que se assemelham a operação:
Na figura acima pode-se verificar todas as etapas do processo produtivo desde o abate de animais, passando pelo corte, separação, pesagem, embalagem, etiquetagem, resfriamento para armazenagem provisória, paletização expedição de notas e documentos até o despacho da carga.
...