Classificação geral de linguagens de programação do ponto de vista do aplicativo
Abstract: Classificação geral de linguagens de programação do ponto de vista do aplicativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maurosa • 4/4/2014 • Abstract • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
A principal característica dessa geração é a utilização de circuitos integrados (miniaturização dos transistores e outros componentes eletrônicos).
muito mais confiáveis (não há peças móveis);
muito menores;
baixíssimo consumo de energia;
custo menor;
escala de integração crescente (cada vez mais componentes num mesmo chip, através de processos mais precisos de miniaturização de componentes).
Quantos circuitos eletrônicos podem-se colocar num único chip:
SSI (Small Scale of Integration) - Dezenas de CIs
Aproximadamente 10 circuitos - Início da década de 60
MSI (Medium Scale of Integration) - Centenas de CIs
Aproximadamente 100 circuitos - Final da década de 60
LSI (Large Scale of Integration) - Milhares de CIs
Aproximadamente 1.000 circuitos - Década de 70
VLSI (Very Large Scale of Integration) - Centenas de milhares de CIs
Aproximadamente 10.000 circuitos - Década de 80
ULSI (Ultra Large Scale of Integration) - Milhões de CIs
Aproximadamente 100.000 circuitos a 1.000.000 de circuitos - Década de 90 operações internas em nanosegundos. Alguns autores consideram que a terceira geração vai até os dias de hoje. Outros consideram que a partir da tecnologia LSI e até mesmo VLSI são o marco para o início da quarta geração de computadores.
4ª Geração (1974 - hoje) - (1975)
LSI (Large Scale of Integration) e VLSI (Very Large Scale of Integration)
Microprocessador (levou a criação dos microcomputadores). Este é o principal marco dessa geração o que permitiu que a informática realmente realizasse o seu processo de difusão, pois a partir desse ponto começou a tornar-se acessível a qualquer pessoa a compra de um computador de uso pessoal.
5ª Geração - projeto japonês: sistemas de computação envolvendo inteligência artificial, sistemas especialistas e linguagem natural.
Há autores que consideram uma quinta geração de computadores que surge a partir do desenvolvimento de máquinas de processamento paralelo, arquitetura Risc, computadores com inteligência artificial (sistemas especialistas) e desenvolvimento de linguagens naturais.
Outras Classificações
Os computadores podem ser classificados conforme número de processadores, o número de usuários e a interligação entre os computadores.
Sistema monoprocessado e multiprocessado: um processador X vários processadores.
Sistema monousuário e multiusuário: um usuário X vários usuários.
Sistema centralizado e distribuído: processamento concentrado em um ponto X processamento distribuído em vários pontos.
Redes:
Peer-to-peer (ponto a ponto): todas as estações tem o mesmo "status".
Baseado em servidor: alguns computadores (servidores) fornecem recursos para as demais estações da rede. Uma rede é um conjunto de computadores interligados (iguais ou diferentes) que compartilham recursos e trocam informações.
O QUE FAZ UM COMPUTADOR?
O computador realiza tarefas de acordo com instruções que lhes são fornecidas por um programa.
Programa
A seqüência lógica de instruções que determina ao computador o que ele deve fazer é chamada de PROGRAMA. Não devemos confundir programa com dados: enquanto o programa define o modo de trabalho do computador, os dados são elementos que serão manipulados.
O programa é uma estrutura estática com uma função específica. O ato de executar as instruções chama-se PROCESSO, que é uma estrutura dinâmica.
PROGRAMA = seqüência de instruções
PROCESSO = seqüências de ações
Estrutura de um programa
De modo geral, um programa consiste numa seqüência de instruções que tratam um conjunto de dados com o objetivo de obter certos resultados de saída a partir de certos dados iniciais ou dados de entrada.
Do ponto de vista de funcionalidade, uma programa é estruturado nas seguintes partes:
Entrada de dados = Formada por todas as instruções que obtêm os dados utilizados pelo programa de um dispositivo externo, armazenando-os na memória principal do computador. Aqui se incluem as instruções que fazem a depuração ou validação dos dados.
Processamento = Conjunto de instruções que resolvem o problema a partir dos dados introduzidos, deixando os resultados na memória central. O dispositivo físico carregado de efetuar essa tarefa recebe o nome de processador.
Saída de resultado = É constituída pelas instruções que fazem com que os dados resultantes do processo sejam enviados para fora através de algum dispositivo externo.
Uma classificação muito comum das linguagens de programação do ponto de vista das aplicações, é a que mostramos no seguinte esquema:
COMO É ESTRUTURADA A PROGRAMAÇÃO?
Devemos primeiro definir o PROBLEMA a ser TRATADO através do uso de um computador. Devemos formular um problema até obtermos um algoritmo de resolução implementado no computador, pronto para o uso, mas para isto algumas etapas rigorosas deve ser seguida para que assegure a validade e a qualidade do programa obtido.
Estes processo consiste em várias fases, que são elas:
Análise do problema
Fase de análise = consiste no estudo detalhado do problema a fim de
...