ATO DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO COM PROGRAMAS DE REDES DE CEGONHA DO HOSPITAL GERAL
Trabalho acadêmico: ATO DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO COM PROGRAMAS DE REDES DE CEGONHA DO HOSPITAL GERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: socorrinha17 • 15/1/2015 • Trabalho acadêmico • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 689 Visualizações
Maria do Socorro Vieira de Lima – 337364
Dalveniza Augusto – 344886
Verônica Macedo de Souza – 309057
Wagna Maria de Sousa – 308892
Rita de Cássia Pereira Pascoal – 288668
Tereza Neuma Cruz - 308479
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO PROGRAMA REDE CEGONHA DO HOSPITAL GERAL DR. CESAR CALS – FORTALEZA – CE: PREVENÇÃO E CUIDADOS NA GRAVIDEZ DE RISCOS EM ADOLESCENTES
FORTALEZA – CEARÁ
2014
Maria do Socorro Vieira de Lima – 337364
Dalveniza Augusto – 344886
Verônica Macedo de Souza – 309057
Wagna Maria de Sousa – 308892
Rita de Cássia Pereira Pascoal – 288668
Tereza Neuma Cruz - 308479
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO PROGRAMA REDE CEGONHA DO HOSPITAL GERAL DR. CESAR CALS – FORTALEZA – CE: PREVENÇÃO E CUIDADOS NA GRAVIDEZ DE RISCOS EM ADOLESCENTES
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.
FORTALEZA / CEARÁ
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
1. INTRODUÇÃO
O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante os estágios I e II e II do Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera – UNIDEP.
Nesse sentido o estágio que ora se apresenta foi realiado junto ao Projeto Rede Cegonha do Hospital Geral Dr. César Cals, na cidade de Fortaleza - Ce.
Lançada em 2011, a Rede Cegonha é uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde que busca reforçar a assistência humanizada às mulheres atendidas pelo SUS desde o momento de confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê, através da garantia do direito ao planejamento reprodutivo seguro e ao nascimento, crescimento e desenvolvimento saudáveis para mãe e bebê. Destacam-se entre as ações tomadas, o financiamento dos exames pré-natal e o fornecimento de kits para as Unidades Básicas de Saúde e para as gestantes, além do custeio no transporte das grávidas para as consultas do pré-natal e para o momento do parto.
Uma das diretrizes da Rede Cegonha do HGDCC consiste na mudança do modelo da atenção aplicado ao parto e ao nascimento. Dentro da estratégia, estão previstos os Centros de Parto Normal, unidades que funcionam em conjunto com as maternidades para humanizar o parto e o nascimento, e a presença obrigatória dos enfermeiros obstetras no serviço.
2. DESENVOLVIMENTO
A preocupação com a adolescência inclui dentre outras especificidades a saúde desses indivíduos, entendendo-se como saúde o bem estar biopsicossocial, cultural e espiritual desses adolescentes. Por isso, em 1998, Minayo afirmou que saúde e doença são concepções construídas a partir de acontecimentos culturais, historicamente determinados sob diferentes formas, em diferentes sociedades e, não apenas efeitos biológicos.
Nesse sentido, ao prestar estágio na área de saúde, tendo como pressuposto o serviço social, em um hospital da rede pública da cidade de Fortaleza– Ce, pode-se perceber o grande número de adolescentes grávidas que procuravam a referida unidade para inicio de pré-natal. Nas observações feitas durante o período de dois meses pode-se contatar que muitas dessas adolescentes não tinham a verdadeira noção do risco de estar grávida, ignorando que, apesar de estarem fisiologicamente preparadas para receber o feto, o corpo de fato não estaria preparado para tal ocorrência.
Nas observações pode-se ainda constatar que essas meninas apesar de já estarem com uma vida sexual ativa, as mesmas não tinham por parte da família, ou mesmo da escola, uma educação, no que se refere tanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, quanto à prevenção de uma gravidez indesejada.
Apoiando-se nestes eixos, levando em consideração os problemas levantados durante os atendimentos diários de adolescentes grávidas, veio à inquietação em identificar os significados da gravidez para as adolescentes.
Para Cavasin et al. (2004), o fato de a população jovem ser a maior de
...