TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cogeração de Energia

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Isabela Ikeda

Marco Anthônio

Marianne Soares

Matheus Landim

Thamiris Nascimento

Cogeração de Energia - GTD

Professora Fernanda Vitor

São Paulo

2019

Sumário

Introdução pág 03

Desenvolvimento pág 04 - 10

Cogeração pág 04

Sistema de cogeração a vapor pág 05

Vantagens pág 06

Desvantagens pág 06

Sistema de cogeração a gás pág 06

Vantagens pág 07

Desvantagens pág 08

Aplicações pág 08

Soluções de cogeração de energia pág 09

Energia Elétrica + Calor pág 09

Energia Elétrica + Frio pág 10

Conclusão pág 11

Referências Sitiográficas pág 13

Introdução

De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2017 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo anual de energia elétrica no Brasil é de 467 TWh (Terawatt-hora), o que mantém o país no ranking dos dez maiores consumidores do mundo.

Na década de noventa do século passado, os Estados Unidos e a Europa Ocidental representavam dois terços do consumo mundial de energia. No entanto, atualmente os países emergentes, incluindo o Brasil, correspondem a quase 50% do total. Pesquisas e especialistas estimam que até 2035 os países em desenvolvimento ultrapassarão estas duas potências.

Entretanto, nem sempre foi assim. Em 2001 houve a "crise do apagão". Isto se deu pela combinação da ausência de chuvas por um período extenso (que causou a redução do volume de água nos principais reservatórios) com a falta de investimentos na geração e transmissão de energia elétrica. Assim, a produção de energia não foi suficiente para atender a demanda, levando a um grande blecaute da rede e a um rigoroso racionamento decretado pelo próprio governo federal.

Em contrapartida, desde então os investimentos e pesquisas para a eficiência energética aumentam. A insegurança e, por vezes, a baixa qualidade levam as companhias de energia e empresas a buscarem soluções eficazes para tais problemas. Produzir sua própria energia é um ótimo negócio a longo prazo, porém traz grandes custos imediatos. Assim, a Cogeração surge como a melhor solução para o problema. Segundo o Diretor da Excelência Energética Consultoria e Presidente do Comitê de Energia da Amcham, Erik Eduardo Rego, “A cogeração é a melhor de todas as saídas porque não só evita a alta de custos da geração de energia como economiza no transporte da energia”.

Desenvolvimento

Cogeração

Cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível.

A cogeração pode ocorrer através de dois ciclos, o topping e o bottoming. No primeiro a energia elétrica é produzida antes por meio dos gases de combustão e depois se faz o aproveitamento do calor. No segundo a energia térmica é gerada inicialmente através do combustível e em seguida se gera energia eletromecânica.

Figura 1.a) - Topping.

Figura 1.b) - Bottoming

Os sistemas de cogeração de energia mais usados são as turbinas a gás ou vapor(caldeiras que produzem vapor), motores de combustão interna (ciclo de Otto ou Diesel), geradores elétricos, caldeiras de recuperação e trocadores de calor, sistemas de chillers de absorção que usam calor para produzir frio (ar condicionado), geradores elétricos, transformadores e equipamentos elétricos associados.

As centrais de cogeração têm uma potência mínima de 15kW e podem ir até dezenas de MW. Desta forma, qualquer consumidor de energia elétrica e térmica pode instalar o seu sistema não estando esta forma de produção de energia limitada a grandes indústrias ou a avultados projetos.

Sistema de cogeração a vapor

A queima do combustível é realizada na caldeira, desta maneira, a energia térmica liberada é transferida como fluido de trabalho, que atinge temperaturas desde alguns graus de superaquecimento até acima de 500ºC, após este processo o vapor chega a turbina, onde o mesmo a alta pressão e temperatura são expandidos, convertida em cinética durante sua expansão, e em seguida a quantidade de movimento do fluxo de vapor é transferida às palhetas fixas e móveis do rotor transformando-se em trabalho do eixo no qual após criar esta energia chega ao condensador, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com