Como A Falta De ética Prejudicam As Empresas
Monografias: Como A Falta De ética Prejudicam As Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephanea • 7/4/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 863 Visualizações
A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS
Em um mundo corporativo, a ética é peça fundamental para o bom desenvolvimento da organização, pois ela dita transparência e os valores a ser seguido, caso contrário à falta dela tende a levar a organização ao fracasso em um curto espaço de tempo.
Segundo a conclusão de Francisco Gomes de Matos, as organizações perecem em um clima de guerra, onde uma quer exterminar a outra a qualquer custo e deixam de lado os valores éticos, o princípio moral e a transparência que deveriam existir no meio empresarial. A corrupção entra em cena e deixa de lado à ética, atos ilícitos ocorrem constantemente nas organizações, como ocultação de informações importantes, desrespeito com o próximo, ocultação de valores financeiros e etc.
Empresas como a Enron, Parmalat e Arthur Andersen são exemplos vivos de falta de ética, de corrupção, de escândalos financeiros, de desonestidade, de não se preocupar com as pessoas que as compõe, pessoas essas que foram enganadas constantemente com falsos discursos que as empresas estavam bem, muitas dados foram maquiados com o intuito de esconder informações importantes, como os golpes que as empresas davam. Contudo isso esses atos levam as empresas, ao fracasso e consigo todos os que fazem parte delas, dos acionistas aos empregados como é o caso da empresa Enron.
Diante do exposto, ser ético é fazer a coisa certa não importa a quem e nem a circunstância. Cabe às organizações implantarem a cultura da ética e praticá-las para o bem comum e o bem-estar de todos dentro da organização. Só com a ética empresarial serão levados em conta os valores, o respeito, e a dignidade humana.
...