Como Elaborar Um Relatório Gerencial Para O Seu Projeto
Por: JonathaPereira • 10/4/2023 • Artigo • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 108 Visualizações
Como desenvolver um relatório gerencial eficiente para o seu projeto.
Um relatório gerencial eficiente é de fundamental importância para garantir o bom funcionamento de todos os departamentos de uma organização. Este recurso é extremamente útil para que a gestão tenha uma tomada de decisões com base em dados sólidos e confiáveis.
Entenda que um relatório gerencial bem construído e consistente atualmente é uma premissa para garantir que a estratégia da sua organização estará no caminho certo. A seguir, confira algumas dicas de como elaborá-lo, mergulhe neste artigo e confira tudo que você precisa saber!
O que é um relatório gerencial?
Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento contendo fatos e dados confiáveis de forma simples e objetiva cujo objetivo é permitir aos gestores e líderes que a tomada de decisão seja a mais assertiva possível.
Para tal propósito, deve-se em um relatório gerencial está compreendido informações estratégicas sobre os diversos departamentos do negócio. Transformando em dados úteis e atualizados a respeito da situação real da organização sob determinada perspectiva.
Os relatórios necessitam ser bem construídos e efetivos em seu objetivo. Assim os gestores conseguem fazer as análises necessárias, ponderando pontos particulares da organização, de forma a compreender se os resultados alcançados estão dentro da normalidade ou se é indispensável realizar determinada mudança de estratégia e condução do negócio.
1. Os 4 principais tipos de relatórios gerenciais
Já contextualizado o que é um relatório gerencial, é oportuno lembrar que estes relatórios são capazes e devem auxiliar os gestores em situações distintas. Iremos elencar os 5 principais tipos de relatórios que costumam ser utilizados dentro das rotinas organizacionais. Confira:
Controle
O relatório gerencial de controle tem seu foco principal em fatores internos, servem para acompanhar e controlar os processos, pessoas, requisitos técnicos e até na gestão de controle de estoque.
É comum as empresas utilizarem esse tipo de relatório para obter informações orçamentárias, as informações geralmente são compiladas em percentuais, indicadores e taxas. Facilitando as comparações e conferências dos resultados alcançados com os estimados e assim possibilitando o gestor ficar ciente das metas, previsões e budget disponível.
Financeiro
Este relatório está no meio dos mais importantes e imprescindíveis para uma organização. Já que trata de um dos principais fundamentos para o sucesso empresarial que são as finanças da empresa.
É com ele que se torna possível enxergar a situação orçamentária da empresa, decidir sobre a exequibilidade de novos investimentos e avaliar o desempenho do caixa, estudando a possibilidade de se arcar com despesas no futuro.
É através de relatórios gerenciais financeiros que as empresas tomam conhecimento das despesas a pagar, contas, gastos atuais, receitas, inadimplência etc. Ou seja, são fundamentais para o planejamento financeiro e tornam a gestão mais direcionada e transparente. Para esse propósito, é corriqueiro estar associado a análises e ferramentas estratégicas, como:
- Demonstração de Resultados do Exercício (DRE);
- Fluxo de Caixa;
- Balanço Patrimonial.
Satisfação
Tão importante quanto os relatórios de controle e financeiros são os relatórios de satisfação. Enfim, quanto melhor a percepção da empresa sobre o grau de satisfação do seu time interno e do seu cliente, mais condições terão de adequar as suas estratégias e a qualidade dos seus produtos e serviços.
Acima de tudo, os relatórios de satisfação são importantíssimos no que tange a questão do feedback, uma vez que é neles que são mapeadas e registradas as referências e informações que poderão contribuir para a organização melhorar em todos os sentidos.
Análise
Os relatórios analíticos, no que lhe diz respeito, têm como característica a apresentação de soluções baseadas na coleta de informações e dados. Este tipo de relatório consiste em apresentar soluções e diagnósticos para questões mais técnicas da operação do negócio. Diferente dos outros relatórios, como os financeiros, que apresentam dados, os relatórios de análise apresentam conclusões.
Esses relatórios podem ser inseridos a todos os demais. Contudo, ao invés de ter um caráter exclusivamente quantitativo, ele qualifica os dados, sugere uma ação direcionada, com objetivos claros e bem definidos.
...