Como funciona o pHmetro
Artigo: Como funciona o pHmetro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/12/2014 • Artigo • 283 Palavras (2 Páginas) • 2.017 Visualizações
Como funciona o pHmetro?
A leitura do aparelho é feita em função da leitura dos milivolts que o eletrodo gera quando é submerso na amostra. Assim, esses milivolts são convertidos para uma escala de pH. O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não há necessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado calibrar sempre o aparelho antes do uso.
Existem, basicamente, quatro tipos:
pHmetro de bancada: É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, mV e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura.
pHmetro de bolso: substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.
pHmetro portátil: Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemas ou erros por contaminação.
pHmetro digital: Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.
Erros na medida do pH
• Erro alcalino: Quando a concentração de íons H+ é baixa e a concentração de Na+ é alta, o eletrodo responde ao Na+ como se este fosse o H+ e o pH medido torna-se menor que o pH verdadeiro.
• Erro ácido: Em ácidos fortes, o valor do pH medido torna-se maior que o pH verdadeiro, devido à saturação de íons H+ na superfície da membrana de vidro do eletrodo. Isto ocorre devido à saturação dos sítios ativos da membrana de vidro do eletrodo.
...