Competencias Profissionais
Ensaios: Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brenda.Renata • 20/3/2015 • 4.297 Palavras (18 Páginas) • 293 Visualizações
Centro de Educação Anhanguera – Pólo Angra dos Reis
Curso: Administração – 4º Semestre
Disciplina: Matemática Financeira
Alunos:
Emanuele Calago C de Oliveira RA: 353925
Geuziane Nolasco Rodrigues Duque RA: 364137
Maria Clara Leal RA: 364142
Ana Carolina Coelho Nunes de Carvalho RA: 389579
Brenda Raiane Pereira da Costa RA: 392425
Atividade Prática Supervisionada
Matemática Financeira
Professora:Me. Ivonete Melo de Carvalho
Angra dos Reis, 22 de Novembro de 2013.
Centro de Educação Anhanguera – Pólo Angra dos Reis
Curso: Administração – 4º Semestre
Disciplina: Matemática Financeira
Atividade Prática Supervisionada
Matemática Financeira
.
Professora: Me. Ivonete Melo de Carvalho.
Angra dos Reis, 22 de Novembro de 2013.
Sumário
Sumário 1
Introdução 2
Matemática Financeira 3
Regime de Capitalização simples e Composto 3
Conceitos Fundamentais 3
Capital 3
Capitalização 3
Resolução da Atividade Proposta (ETAPA 1) 9
Conceitos de séries de pagamentos uniformes 13
Resolução da Atividade Proposta (ETAPA 2) 15
Conceitos de taxas e juros compostos 16
Resolução da Atividade Proposta (ETAPA 3) 17
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 18
Resolução da Atividade Proposta (ETAPA 4) 18
Considerações finais 21
Conclusões. 21
Referências Bibliográficas: 22
Fonte 23
Introdução
A matemática financeira é à base do mercado financeiro e deve ser introduzida de forma pratica com base na estrutura de funcionamento de dois produtos:os juros simples e compostos, juntamente com o domínio da porcentagem dentro da área da matemática para se dedica a problemas de ordem financeira.
Para exemplificar a área da matemática financeira temos os juros, investimentos, financiamentos e outras questões que estão presentes em nosso dia a dia.Estes são todos termos comumente usados nessa área: Juros, capital, saldo, pagamento, parcela.
Uma aplicação bastante comum da matemática financeira são os cálculos necessários para saber se um investimento (compra de algo ou alguma coisa, ou serviço) trará resultados positivos ou se não compensa aplicar esse dinheiro. Nesses cálculos, entram mais outros termos, como: o fluxo de caixa, que nada mais é do que o lucro esperado depois de um período de tempo pré-determinado.
Matemática Financeira
Regime de Capitalização simples e Composto
O juro simples é calculado sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). Enquanto o juro composto, nada mais é do que um regime de capitalização, onde se pagam juros sobre o valor presente, onde o valor inicial deve ser corrigido período a período e juro sobre juro.
Conceitos Fundamentais
Os conceitos básicos da matemática financeira são: finanças e economia, que relacionam as variáveis fundamentais da matemática financeira.
Capital
Refere-se ao montante financeiro empregado em algum investimento ou tomado em algum financiamento. Também pode ser chamado simplesmente de montante.
Tudo gira em torno do capital, que é remunerado de acordo com a troca que ocorre entre credor e devedor.
Todas as operações financeiras envolvem algum capital, e no fim, toda operação de matemática financeira busca analisar o impacto das relações entre as partes e o tempo sobre o capital.
Capitalização
A capitalização é a forma de “rentabilização” do capital. A forma de capitalização pode ser habitualmente do tipo simples ou composta. O próximo tópico explica em detalhes as diferenças entre as duas formas de capitalização.
A capitalização por si só conecta o valor presente ao valor futuro através de uma relação matemática, relação que segue a proporção dos juros em função do tempo.
Juros
É a remuneração do capital em função do tempo. O juro é aplicado (multiplicado) pelo capital empregado na capitalização.
Para o devedor, os juros dão o valor do custo do
...