TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressores volumétricos

Tese: Compressores volumétricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Compressores Volumétricos; • Compressores Dinâmicos (Turbinas).

Compressores volumétricos (figura 1.1) são baseados na redução de volume ocupado pelo gás. Na sua operação se identificam atividades que formam um ciclo de funcionamento, no qual se inicia com a admissão de certa quantidade de ar no interior da câmara de compressão que então e comprimida e liberada para o consumo.

Já os compressores dinâmicos (figura 1.2) também conhecidos como turbinas funcionam segundo o principio de fluxo, ou seja, sucção de ar de um lado e compressão por aceleração de massa do outro. Seus elementos principais são o impelidor o qual transfere energia ao ar admitido e o difusor cuja função é promover transformação de energia cinética em entalpia com conseqüente ganho de pressão. São adequados para grandes vazões.

Compressores volumétricos Alternativo Rotativos

Embolo Membrana Palhetas Parafusos Roots

2-Compressores Volumétricos 2.1-Compressores Alternativos

Este tipo de compressor utiliza um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo motriz no movimento translacional de um pistão ou embolo. Assim a cada rotação do acionador o pistão efetua um ciclo de operação semelhante ao de um motor a combustão. Seu funcionamento depende do comportamento das válvulas de admissão e válvula de descarga. Elas possuem um elemento móvel chamado obturador que tem um funcionamento semelhante ao do diafragma comparando as pressões interna e externa.

Compressor de Embolo com Movimento Linear

Este é o compressor mais utilizado, apropriado para baixas e médias pressões que varia de 100 kPa (1 bar) até 15000 kPa (150 bar). Para se obter pressões elevadas são necessários vários estágios de compressão, podendo ser refrigerado por ar ou água.

Compressores de Membrana

Este tipo de compressor possui uma membrana que separa o embolo da câmara de trabalho; o ar não entra em contato com as peças moveis. Portanto o ar comprimido está isento de resíduos de óleo, o que faz deste compressor ser largamente empregado em indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.

Pressão N° de Estágios Até 4 bar 1

De 4 bar a 15 bar 2

De 15 bar a 150 bar 3 ou mais

2.2-Compressores Rotativos

Estas maquinas comprimem o ar por meio de movimentos rotacionais de elementos internos promovendo a sucção e compressão do ar até que ele atinja a pressão de utilização.

Compressor Rotativo Multicelular (Palhetas)

Este compressor possui uma carcaça cilíndrica com aberturas de entrada e saída de ar, um rotor excêntrico que possui rasgos onde se alojam palhetas que em conjunto com a parede da carcaça formam pequenos compartimentos, que quando em rotação serão apertadas contra a parede pela força centrifuga. Devido à excentricidade há uma diminuição e aumento das células. Suas vantagens são o funcionamento continuo e uniforme (ar livre de pulsação), silencioso, continuo e equilibrado.

Compressor de Parafuso

Este compressor possui dois parafusos que giram em sentido contrario mantendo uma relação de engrenamento entre si. O ar entra pela tomada de aspiração e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. Quando se inicia o engrenamento entre os parafusos o ar fica comprimido entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz com que o ponto de engrenamento se desloque, reduzindo o espaço disponível para ar e provocando a sua compressão que alcança a abertura de saída.

Compressor Roots (Lóbulos)

Este compressor é empregado em sistemas de transporte, medidores de fluxo e bombas a vácuo. É constituído de dois rotores descentralizados, tangentes entre si e tangentes a carcaça. O ar é aspirado por um lado, comprimido entre as os rotores e a carcaça e descarregado do outro lado. As vazões para este tipo de compressor são maiores do que os compressores de embolo, mas as pressões atingidas são menores.

3-Compressores Dinâmicos 3.1-Compressor Axial

Neste tipo de compressor, a compressão do fluido de trabalho ocorre pela aceleração do ar aspirado no sentido do fluxo (axialmente) ao longo do eixo por uma serie de lâminas (hélices) rotativas.

3.2-Compressor Centrifugo (Radial)

Este compressor é possui uma sucessão de rodas e pás montadas em serie sobre o mesmo eixo. Estes compressores possuem alta rotação, vazão muito grande, mas descarga de pressão baixa. O seu ciclo inicia quando o ar é admitido e passa pela primeira roda dentro do qual é centrifugado. Em seguida passa pelo difusor dentro do qual tem sua velocidade reduzida e sua pressão aumentada. Em seguida passa por um coletor para ir para a segunda roda e assim até o escape. Desta forma o ar obtém um aumento progressivo da pressão desde a aspiração até a descarga.

Max. Pressão de Descarga (psia)

Max. Relação Compressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com