TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computaçao Em Nuvens

Casos: Computaçao Em Nuvens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  9.385 Palavras (38 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 38

sumário

1 COMPUTAÇÃO EM NUVEM................................. 4

1.1 Introdução...................................................... 4

1.2 Características da Cloud Computing.................5

1.3 Tipologia.......................................................... 6

1.4 Exemplos de aplicações em Cloud Computing.. 7

2 SOFTWARE-AS-A-SERVICE (SAAS)...................... 9

2.1 Implementação questões SaaS.......................10

2.2 Principais características do SaaS.................... 1

2.3 Benefícios do modelo SaaS.............................. 12

3 CONSTRUÇÃO DE REDES EM NUVEM.................. 13

3.1 Visão Geral...................................................... 13

3.2 Evolução do Modelo A MSP para Cloud........... 15

3.2.1 Computação e Software-as-a-Service........... 15

3.3 A nuvem Data Center .......................................16

4 FEDERAÇÃO, PRESENÇA, IDENTIDADE, E PRIVACIDADE NA NUVEM 17

4.1 Visão Geral....................................................... 17

4.2 Federação na nuvem .......................................17

4.3 Cloud e SaaS Identity Management.................. 19

4.4 Futuro da identidade e privacidade na nuvem...20

5 SEGURANÇA NA NUVEM......................................23

5.1 Visão Geral.......................................................23

5.2 Projeto de arquitetura de segurança.................23

5.3 Avaliação de Vulnerabilidade.............................24

5.4 Teste de garantia de senha................................24

5.5 Registro de Compliance e Investigações de Segurança.......24

1 COMPUTAÇÃO EM NUVEM

1.1 Introdução

Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles.

No ambiente corporativo, esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede.

A principal vantagem desse modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.

A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rápido.

Em países mais desenvolvidos, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, é possível ter acesso rápido à internet pagando-se muito pouco. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização da Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil.

Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar.

Um exemplo prático desta nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o único cuidado que o usuário deve ter é o de utilizar um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.

Fig. 1.1: Google Docs - serviço carregado na nuvem

1.2 Características da Cloud Computing

Conforme já dito, uma das vantagens da Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. Mas, há outras significativas vantagens:

Na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware;

O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço;

Compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando essas possibilidades;

Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço;

O usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em Cloud

Computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é, portanto, necessário pagar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com