Conceito de Fluxograma
Relatório de pesquisa: Conceito de Fluxograma. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edelaine5 • 15/9/2013 • Relatório de pesquisa • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 665 Visualizações
Conceito de Fluxograma
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
Através dos fluxogramas é possível visualizar os seguintes aspectos*:
• Quais operações são realizadas na organização;
• Onde, quem e como são realizadas as operações;
• Quais são as entradas e saídas num fluxo de processo;
• Qual o sentido/rumo segue as informações;
• Quais são os recursos gastos no processo;
• Qual o volume de trabalho desprendido;
• Qual o tempo de execução do processo (parcial ou total);
• Visão sistêmica do processo.
*considerando o processo básico e informações complementares
Através dos fluxogramas é possível evitar os seguintes aspectos:
• Dupla interpretação (considerando a universalidade dos símbolos);
• Falhas de funcionamento e gap's (lacunas);
• Duplicidade nos procedimentos eventuais e não-eventuais;
• Complexidades desnecessárias.
Símbolos universais utilizados em um Fluxograma
DEFINIÇÃO DE ESTRATEGIA
De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“.
A palavra foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.
O mesmo autor fez um levantamento da definição de estratégia para diversos autores contemporâneos da administração, e segue aqui alguns dos conceitos definidos:
Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.
- Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
De acordo com Chaffee (1985, p. 89- 90) apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 21), segue os temas em comum quanto à definição do termo:
- A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente;
- A essência da estratégia é complexa;
- A estratégia afeta o funcionamento da organização;
- A estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;
- A estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;
- As estratégias existem em níveis diferentes da organização, do chão-de- fábrica à alta cúpula;
- A estratégia envolve um exercício de definição de conceitos e análise da realidade.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATEGIAS
Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve- se identificar aonde a empresa quer chegar.
A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.
A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.
Nas conversas informais com a alta ou media gerencia de qualquer tipo de companhia, seja ela de pequeno, de médio ou mesmo de grande porte.
Cada profissional tem pensamentos, atitudes e comportamentos próprios quanto á sua responsabilidade em relação á visão de futuro de sua organização. Alguns gestores de administração simplesmente não aceitam nenhum planejamento de longo prazo, para muitos deles, as economias nacionais e mundiais mudam com muita frequência que sendo assim qualquer planejamento para a organização fica desatualizado e mesmo absoleto.
Outros tem idéias próprias sobre o futuro da organização, mais que não são compartilhadas com os demais gestores e executivos.
Esse fato ocorre simplesmente por medo de serem mal interpretados em reuniões, deixando assim suas idéias planejamentos guardados na gaveta, e isso pode ocasionar uma perda de sucesso na organização por medo de expressões.
Muitos profissionais, de alto prestigio vivem o cotidiano baseados em fatos e eventos ocorridos no passado as vezes ate remoto, para a maioria deles o que se ocorreu ontem é o que se ocasiona
...