TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Armado Na Construção Civil

Ensaios: Concreto Armado Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Concreto armado na indústria da construção civil

• Tipos de agregados usados nos concretos:

• O que são agregados do concreto?

Agregados são materiais que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto. Os agregados mais comuns usados em nossas construções são as britas 0,1 e 2, e o pó de pedra.

• Concreto de Alto Desempenho (CAD)

O CAD é um concreto de avançada tecnologia e com suas características de alta resistência mecânica, elevada durabilidade e resistência química, baixa deformabilidade que possibilita performance inigualável na redução das seções de peças comprimidas e ganho de área útil. Reduz o peso próprio das estruturas, reduz a taxa de armadura, reduz a área de fôrmas e reduz os custos de uma estrutura. É utilizado por arquitetos e engenheiros que buscam avançar no conceito de sustentabilidade da construção civil, priorizar o aumento significativo da área útil das edificações, reduzir o consumo de materiais como o aço, aumentar a durabilidade, reduzir o consumo de energia e atingir alta performance.

• Aplicações:

Estruturas com cargas ou tensões de compressão elevadas;

Obras emergenciais ou de recuperação;

Estruturas submetidas a ambientes agressivos ou que necessitem de alta durabilidade.

• Processo de cura do concreto

A cura adequada é fundamental para o concreto alcançar um melhor desempenho. A cura inadequada causará redução da resistência e da durabilidade do concreto, provocando fissura e deixando a camada superficial fraca, porosa e permeável, vulnerável à entrada de substâncias agressivas provenientes do meio-ambiente.

• Como é feito esse processo?

O concreto fresco exposto ao sol e ao vento perde muito rapidamente por evaporação a água da mistura, antes que tenha endurecido.

Como essa água é indispensável, resultará em um concreto fraco.

Por isto se fazem necessárias medidas que visem impedir aquela evaporação, ou seja, proceder a cura do concreto.

O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície.

Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

A duração da cura deve ser de pelo menos 7 dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico.

No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até 3 semanas), melhor será para o concreto.

Existe a chamada cura química que consiste em aspergir um produto que forma um película na superfície do concreto e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com