Concreto Reforçado com Fibras
Por: Maria da Silva • 31/8/2019 • Artigo • 4.343 Palavras (18 Páginas) • 244 Visualizações
Concreto reforçado com fibras
Fiber reinforced concrete
Resumo
O foco do presente trabalho é apresentar o concreto reforçado com fibras, os tipos mais utilizados de fibras, suas principais características e aplicações. Apesar de ser um material com inicio de utilização na construção civil na década de 1960, ainda é um material pouco difundido para o reforço de estruturas. Apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao concreto convencional, como maior resistência à tração, resistência à fissuração e por consequência maior durabilidade.
O trabalho é baseado em revisão bibliográficas em literaturas nacionais, internacionais e normas técnicas sobre o assunto.
Como é apresentado durante a discussão, o concreto reforçado com fibras apesar de ainda ter um elevado custo, é muito eficiente nas suas utilizações, principalmente para reforço de estruturas de grande porte e pisos industriais. Sua utilização pode reduzir dimensões de peças estruturais, reduzir a utilização de armaduras, principalmente as que visam controlar fissurações, com a vantagem da aplicação de forma simplificada já que as fibras são incorporadas diretamente durante a mistura do concreto.
A utilização de fibras porém não tem como função melhorar a resistência à compressão, podendo inclusive gerar uma redução da mesma pelo aumento de vazios gerados no concreto.
É convencional a utilização de dosagens com quantidades de fibras fixadas em função do volume de concreto, esse método pode levar a prejuízos ou resultados abaixo do esperado, portanto os resultados apresentados aqui devem ser utilizados apenas como referenciais já que para cada utilização ou dosagem é necessário a realização dos ensaios de controle tecnológico.
Palavras Chave: Concreto; Fibras; Vantagens.
Abstract
The focus of the present work is show the reinforced concrete with fibers, the most used types of fibers, its main characteristics and applications. Although it is a material that began to be used in civil construction in the 1960s, it is still a less widespread material for the reinforcement of structures. It has many advantages when compared to conventional concrete, such as higher tensile strength, cracking resistance and consequently greater durability.
The work is based on bibliographical revision in national and international literature and technical norms on the subject.
As presented during the discussion, fiber-reinforced concrete, despite its high cost, is very efficient in its uses, mainly for the reinforcement of large structures and industrial floors. Its use can reduce the size of structural parts, reduce the use of reinforcements, especially those aimed at controlling cracks, with the advantage of the application in a simplified way since the fibers are incorporated directly during the mixing of the concrete.
The use of fibers, however, does not have as a function to improve the compressive strength, and may even generate a reduction of the same by the increase of voids generated in the concrete.
It is conventional to use dosages with fixed amounts of fibers as a function of the volume of concrete, this method can lead to losses or results below expectations, therefore the results presented here should be used only as references since each use or dosage is necessary the carrying out of the technological control tests.
Keywords: Concrete; Fibers; Advantages.
Introdução
O concreto é o material mais utilizado na construção civil devido às suas diversas características, principalmente seu baixo custo já que seus componentes são fáceis de encontrar em praticamente qualquer região, possui alta durabilidade, elevada resistência à compressão, facilidade de adaptação a diversas formas que facilitam a arquitetura entre diversas outras.
Apesar dessas vantagens, o concreto apresenta como deficiência seu elevado peso específico, baixa resistência à tração, a avaliação de suas propriedades só podem ser feitas com precisão após 28 dias e o concreto ainda apresenta elevada fissuração.
A utilização de fibras no concreto tem a função de reduzir o aparecimento de fissuras, levando o concreto a uma maior resistência e durabilidade, já que quanto menor a quantidade de fissuras menor será o efeito causado por agentes agressivos tanto ao concreto quanto ao aço incorporado no concreto armado.
O presente trabalho tem como objetivo, reunir alguns tipos de fibras disponíveis no mercado, apresentar o concreto reforçado com fibras, suas vantagens, desvantagens e possíveis utilizações.
As fibras podem ser de diversos materiais como aço, vidro, polipropileno, náilon, carbono entre outros, mas no Brasil, as fibras com maior disponibilidade são de aço e polipropileno.
Apesar de sua utilização ter inicio na década de 1960, ainda é um material de pouca difusão no Brasil. As principais causas disso são a falta de conhecimento e a dificuldade que a construção civil tem de se adaptar a novos materiais e métodos construtivos, isso faz com que as fibras ainda tenham um elevado custo, que pode chegar a quinze vezes o preço do cimento.
Para aumentar o consumo e consequentemente reduzir esse valor, é necessário que se conheçam as principais características que influenciam no desempenho do material e as formas de otimizar seu uso, para tanto já se verifica diversos trabalhos técnicos e faz-se necessário que se busque formas mais precisas de aplicar o material pois sua utilização ainda é feita de forma empírica, ou seja, feita com a fixação de valores de fibra por volume de concreto, o que não garante que as características desejadas serão obtidas e podendo levar à um elevado custo.
Capitulo 1: Fundamentação teórica
1.1 Concreto
Segundo Mehta e Monteiro (2008) “concreto é um material composto que consiste essencialmente de um meio contínuo aglomerante, dentro do qual estão mergulhados partículas ou fragmentos de agregados”.
O aglomerante mais utilizado na construção civil é o cimento Portland, um aglomerante hidráulico, composto de calcário, gesso e argila. Possui a característica de quando em contato com água formar uma pasta que envolve os agregados e posteriormente endurece adquirindo resistência mecânica.
...