Consorcio Modular
Trabalho Escolar: Consorcio Modular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessicastar • 4/3/2015 • 247 Palavras (1 Páginas) • 1.050 Visualizações
1- Qual tipologia de fornecedor a VW desenvolve em sua planta modular em Resende? Quais os pontos negativos e positivos para a esta estratégia?
R: De acordo com a teoria mostrada em sala, fornecedor exclusivo. (outsourcing radical)
Negativo: perder contato com produção, transferência de tecnologia e desenvolvimento a contratada, perder competência tecnológica.
Positivo: Risco compartilhado entre a montadora e os consorciados. Neste sistema todos os investimentos, custo e responsabilidades são compartilhados, criando uma nova repartição do risco vinculado ao negocio.
2- Como o termo “outsourcing” e “core competence” é aplicado no consorcio modular da VW?
R: o outsourcing é feito de forma radical conforme o artigo, onde toda a montagem é distribuída aos sete parceiros que as divide em módulos e, o core competence da VW em Resende passa ser o responsabilidade de engenharia do produto, controle de qualidade final, interface com cliente, comercialização e marketing.
3- Na definição de fornecedores a serem desenvolvidos, como se classsifca os sete existente na planta da VW? Porque?
R: fornecedores exclusivos, pois em caso de oscilação da produção em função de mercado e demanda os parceiros modulares não poderão produzir em suas plantas para outro cliente.
4- Fazendo um “benchmarking” como o modelo de consorcio modular da VW, o que poderia ser aplicado ou já e aplicado no ramo da construção civil?
R: Como já foi até dito em sala de aula, uma construtora poderia terceirizar a parte elétrica ou talvez terceirizar a pintura.
...