Construção De Sistemas Integrados E DFD De Niveis 0, 1 E 2
Trabalho Escolar: Construção De Sistemas Integrados E DFD De Niveis 0, 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felisoux • 17/11/2013 • 3.979 Palavras (16 Páginas) • 457 Visualizações
Análise Estruturada Página 1
Sumário
ETAPA 1 3
Passo 1 3
Passo 2 4
Passo 3 5
Passo 4 7
ETAPA 2 9
Passo 1 10
Passo 2 11
Passo 3 13
Passo 4 14
ETAPA 3 15
Passo 1 15
Passo 2 15
Passo 3 15
Passo 4 16
ETAPA 4 17
Passo 1 17
Passo 2 18
Passo 3 18
Passo 4 19
Bibliografia 20
DESAFIO
Determinada Incorporadora comercializa terrenos em certa cidade, sua força de venda esta concentrada em corretores cadastrados a Imobiliárias credenciadas diretamente a Incorporadora. Ultimamente com a demanda de compra de terrenos aumentando, houve um investimento para ofertar novas unidades. Com o aumento das vendas surgiu a necessidade de obter um sistema que controle o estoque para que determinado terreno não seja vendido para mais de um comprador. Pense que todo dia a Incorporadora envia uma lista atualizada com os terrenos disponíveis para as imobiliárias que reciprocamente repassa a seus corretores, no decorrer do dia esta listagem não foi atualizada. O que ocorre é que em certos casos os corretores estão vendendo um mesmo terreno para compradores diferentes gerando grande descontentamento aos clientes. Para resolver este problema existe a possibilidade de ser criado um sistema via web com sua infraestrutura instalada na Incorporadora para que os corretores tenham acesso em tempo real ao sistema de vendas para checar se o terreno esta disponível ou não. Estando disponível ele poderá registrar que esta unidade esta reservada e aguardando a finalização da compra. Para isto, o corretor deverá realizar o preenchimento do cadastro do comprador. É importante criar algumas regras com campos obrigatórios para este cadastro. Deverá ser criada uma forma de envio por e-mail ou impressão de uma notificação que este terreno esta em processo de compra para o cliente. Outra regra é que não havendo a finalização da compra em sete dias o terreno automaticamente ficará com o status disponível no sistema e poderá ser novamente reservado. As conexões para acesso ao sistema web deverá ser de inteira responsabilidade das imobiliárias, podendo ser através de modem 3g ou outra tecnologia que julgar melhor.
ETAPA 1
Aula-tema: Engenharia de sistemas. Análise de sistemas estruturada: conceitos fundamentais. Análise de sistemas: necessidades e técnicas de comunicação. Estudo de Viabilidade.
Esta atividade é importante para que você conheça os métodos a serem aplicados desde o entendimento do problema até quais os tipos de ações deverá ser tomado para analise da solução.
Passo 1
Passo 1 (Aluno)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Realizar a leitura do Capítulo 1 - O Significado de análise Estruturada, Capítulo 2 - Condução da Fase de Analise e Capítulo 3 - As Ferramentas de Análise Estruturada do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise estruturada.
2. Produzir e entregar para o Professor um resumo sobre a importância do documento de especificação para a Análise Estruturada. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras.
O UP (Unified Process) é uma das metodologias de desenvolvimento de sistemas de software que vem obtendo destaque entre as demais. No entanto, nas metodologias de desenvolvimento de software, a atividade de levantamento de requisitos ainda é um processo empírico, não considerando de forma sistemática a importância do foco nos objetivos do negócio.
A tecnologia da orientação a objeto, através da UML (Unified Modeling Language), permite a integração da representação de modelos nos dois domínios, negócio e software. Porém, existe a falta de metodologias completas que alinhem de forma sistemática o levantamento de requisitos de software às reais necessidades de um negócio, em função de seus objetivos (AZEVEDO JR., 2003).
Com o levantamento de requisitos, podemos obter um documento de especificação de requisitos, necessário para dar início ao desenvolvimento de um projeto para solucionar um determinado problema. Sem um documento de especificação, o modelo do projeto estaria desorganizado e sem um foco específico, o que acarretaria em inúmeras manutenções para corrigir erros gerados por esta desorganização, perdendo tempo e recursos.
Por isso, sempre antes de iniciarmos um modelo de um sistema, é importante obter e analisar um documento de especificação de requisitos de um problema, para saber qual o caminho e método certo a ser tomado.
Passo 2
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Identificar por meio de leitura e pesquisas na internet as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre este assunto.
2. Realizar a leitura de arquivo: Introdução à Engenharia de Requisitos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8TWttN1BWOGJ4WUU/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.
Principais técnicas que apóiam os profissionais de análise e especificação de sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema são:
Entrevistas: A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bons resultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê espaço ao entrevistado para esclarecer as suas necessidades. É uma discussão do projeto desejado com diferentes
...