Consulte a Resolução 359/91 do Confea
Por: FernandoPeu • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 1.551 Visualizações
TAREFA 2.2
Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.
Por exemplo: no item 4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
- Qual o significado de Vistoriar? É diferente de Inspecionar?
- Por força dessa atribuição (4) o que o EST está apto a desenvolver e ser remunerado por isso?
- Quais atribuições só são possíveis praticar se houver base em calculo diferencial, bem como o básico da graduação (física, química, calculo numérico, etc.)
A intenção nessa atividade é possibilitar que o EST tenha clara definição de suas atribuições, por isso, vale a pena pesquisar a semântica dessas palavras, pois muitos colegas desconhecem, confundem e até mesmo deixam de ganhar honorários por embaralhar essas 18 atribuições, abrindo espaços a leigos como médicos, advogados e técnicos exercer competências que são específicas e exclusivas da EST.
- Seguir todas as regras sem burlar nenhuma de acordo com a EST, orientando e supervisionando a sua equipe.
- Ir a campo olhar a forma de trabalho, condição de trabalho, a qualidade dos equipamentos, os riscos de acidente e doenças para elaborar um plano de proteção para todas as funções.
- Elaborar um cronograma para controlar os riscos.
- Opinar, estabelecer, julgar, decidir, realizar pericias, emitir parecer, laudos técnicos de riscos físicos...
- Estudar as melhores medidas para prevenir os acidentes através da sua observação indo a campo.
- Realizar palestras, programas e politicas da SST através da observação do tipo de trabalho.
- Estudar, elaborar, assessorar projetos para o trabalhador faça seu serviço com segurança.
- Observar estado de maquinas, equipamentos e seus pontos fracos na segurança e elaborar processos e equipamentos para a segurança do trabalhador.
- Ser responsável pelas atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.
- Olhar minunciosamente cada local de trabalho delimitando áreas de periculosidade.
- Informar de forma correta, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio assegurando-se de sua qualidade e eficiência.
- Dar opiniões e participar da especificação para a compra de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar risco, monitorando e controlando o recebimento e a expedição.
- Planejar e criar planos para a prevenção de acidentes, incentivando a instalação de comissões e monitorando e controlando o funcionamento.
- Ensinar treinamento especifico de Segurança do Trabalho e monitorar e controlar elaboração de programas de treinamento geral, no que diz respeito à Segurança do Trabalho.
- Observar em campo o uso das medidas de segurança quando a complexidade dos trabalhos a executar assim o exigir.
- Colaborar na fixação das necessidades de aptidão para o exercício de funções apontando os riscos decorrentes desses exercícios.
- Visar medidas preventivas no campo da Segurança do Trabalho, em face do conhecimento da natureza e gravidade das lesões ocasionadas pelos acidentes de trabalho, incluídas as doenças do trabalho.
- Avisar ao trabalhadores e á comunidades, diretamente ou por meio dos seus representantes, o que pode trazer de danos a sua integridade ao exercer a sua função no trabalho e as melhores formas de prevenir e evitar esses riscos.
...