Consumo de Energia
Por: db007 • 28/4/2015 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
O desenvolvimento tecnológico de máquinas e equipamentos fazem com que o estudo a respeito de equipamentos em modo standby sejam dinâmicos em função da diversidade de sistemas, e ainda, mesmo por ser considerado seu emprego alguns anos existem poucos estudos relacionado ao consumo de energia destes equipamentos.
2.7.1 Matriz Energética Brasileira
O Brasil tem como sua principal fonte de geração de energia elétrica através de hidrelétricas, conforme relatório do Balanço Energético Nacional de 2014 (ano base 2013), 70,6% da energia gerada foi através por hidrelétricas, assim, demostrando a dependência do país quanto aos fatores climáticos, sendo que no ano de 2014 com escassez de energia e a necessidade de geração de outras fontes de energia, acabou tendo aumento na tarifa, conforme pode-se observar na Figura 1, o aumento de 11,4% na geração de energia com uso das usinas térmicas.
2.7.2 Standby x Consumo de Energia
O standby é termo adotado para designar o consumo de equipamento eletrônico quanto está no modo de espero, como por exemplo o televisor, geladeira micro-ondas computador, impressora, cafeteira e muitas outras. Mesmo que o equipamento não esteja realizando consumo de sua carga em operação normal, alguns dispositivos de controle, sensores e informativos consomem uma pequena carga para manter disponível para atuação conforme sua necessidade.
O uso de equipamentos neste modo proporciona comodidade a seus usuários, assim dispensando o movimento de como por exemplo desloca-se do sofá para ligar o aparelho televisor, porém, não foi lavado em conta quanto ao impacto ambiental e financeiro quanto ao desperdício de energia elétrica.
Estima-se que de 5 a 10% do consumo de uma residência esteja relacionado ao modo standby, esta quantidade para uma residência pode não ter grande significância, porém no montante de uma cidade e/ou país estes números tornam-se grandiosos quando considerados que poderiam ser evitados.
...