Controlador P
Dissertações: Controlador P. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RodrigoRP • 30/10/2013 • 298 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
AÇÃO PROPORCIONAL (AÇÃO P)
Foi visto anteriormente, que na ação liga-desliga, quando a variável controlada se desvia do valor ajustado, o elemento final de controle realiza um movimento brusco de ON (liga) para Off (desliga), provocando uma oscilação no resultado de controle. Para evitar tal tipo de movimento foi desenvolvido um tipo de ação no qual a ação corretiva produzida por este mecanismo é proporcional ao valor do desvio. Tal ação denominou-se ação proporcional.
A figura 4 indica o movimento do elemento final de controle sujeito apenas à ação de controle proporcional em uma malha aberta, quando é aplicado um desvio em degrau num controlador ajustado para funcionar na ação direta.
MV = Kp . DV + S_0 equação I
Onde:
MV = Sinal de saída do controlador
Kp = Constante de proporcionalidade ou ganho proporcional
DV = Desvio = |VP - SV|
S_0 = Sinal de saída inicial
VP = Variável do processo (PV)
SP = SV = Valor Setado (Desejado)
Note que mesmo quando o desvio é zero, há um sinal SO saindo do controlador cuja finalidade é a de manter o elemento final de controle na posição de regime. E mais, para se obter o controle na ação direta ou reversa, basta mudar a relação de desvio.
Assim, para DV = (PV - SV) tem-se a ação direta e DV = (SV - PV) tem-se a ação reversa.
Faixa Proporcional
É definida como sendo a porcentagem de variação da variável controlada capaz de produzir a abertura ou fechamento total da válvula. Assim, por exemplo, se a faixa proporcional é 20%, significa que uma variação de 20% no desvio produzirá uma variação de 100% na saída.
...