Controle Eletronico
Artigos Científicos: Controle Eletronico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deregomes • 6/6/2013 • 868 Palavras (4 Páginas) • 455 Visualizações
CONTROLE ESTRATÉGICO
Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados e toma ação corretiva quando necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulador que serve para manter as coisas nos devidos lugares.
Controle estratégico – também denominado controle organizacional é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais quem envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo praza. Seu conteúdo e genérico e sintético.
Fases do controle Organizacional – O controle no nível de toda organização é um processo cíclico e interativo constituído de quatro fases.
Estabelecimento de padrões ou critérios de desempenho organizacional – que serão os objetivos a serem alcançados.
Avaliação do desempenho organizacional – para obter dados a respeito de como os planos estão sendo executados.
Comparação do desempenho ou resultado com o padrão – Para mensurar ou avaliar o desempenho em função dos padrões desejados.
Ação corretiva – o desvio entre o desempenho atual e o desempenho esperado.
Estabelecimento de padrões de desempenho
Normalmente, padrões são metas de desempenho. Podem ser tangíveis ou não tangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas pelas quais é possível ter a exata compreensão do que se deve fazer, bem como o nível de excelência a alcançar.
Os padrões precisam ser claros e específicos, objetivos e simples para facilitar seu uso. Além disso, empresas bem-sucedidas costumam fixar padrões elevados em relação às empresas concorrentes para alcançar melhor qualidade, produtividade, agilidade e redução de custos.
Avaliação do desempenho ou do resultado organizacional
A avaliação do desempenho organizacional exige uma definição exata do que se pretende medir ou mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões. O sistema de controle depende da informação imediata a respeito do desempenho, e a unidade de medida e evolução deve estar de acordo com o padrão predeterminado.
A avaliação do desempenho organizacional pode ser feita por:
1. Observação: é o acompanhamento cotidiano das ações empresarias por parte de seus dirigentes.
2. Instrumentação: é a obtenção de dados e informações por relatório periódico de informações da empresa e de instrumentos de aferição e controle disponíveis.
3. Relatório escrito: é a obtenção de dados e informações por relatório periódico expedido pelas varias unidades da empresa, que relatam desempenho e resultados alcançados no período.
4. Resultados Alcançados: é o controle feito pelo acompanhamento de resultados alcançados em comparação com metas objetivas previamente fixadas ou negociadas com as unidades da empresa.
Tipos de controles estratégicos
O controle estratégico recebe também a denominação de Controle Organizacional: é o sistema de cúpulas que controla o desempenho e os resultado da empresa como um todo, tendo por base as informações realimentadoras provenientes do ambiente externo da empresa ou do nível intermediário. Depois de estabelecidos os objetivos a serem alcançados e elaborados os planos para alcança-los, a função do controle estratégico envolve a aferição das condições reais, seu confronto com os padrões e o inicio de uma realimentação que possa ser utilizada para coordenara
...