Controle de Qualidade Análise de Riscos Embalagens
Por: eliasberlusco9ne • 14/11/2022 • Projeto de pesquisa • 786 Palavras (4 Páginas) • 83 Visualizações
Análise de Riscos – Embalagens
- Riscos à produção
- Absenteísmo
Impacto: Atraso e/ou queda na produção; sobrecarga de outros colaboradores.
Prevenção: Médio à CRITÍCO. Metas de trabalho bem definidas, boas condições de trabalho (salário em dia, boa iluminação, bom clima organizacional, ambiente de trabalho organizado e limpo, pausa para descanso...).
Ação de contingência: Designação de colaborador treinado de outros setor para cobrir em caso de falta. - Falta de material (caixa, guardanapos, ketchup, mostarda, maionese...)
Impacto: Médio à CRITÍCO. Atraso, queda ou parada de produção, perca de produto.
Prevenção: Garantir que todos os insumos utilizados sejam devidamente dados baixa em estoque para evitar saldo fantasma no almoxarifado. Como garantir: utilizando um sistema para registro dos itens consumidos, treinando os colaborados.
Ação de contingência: Em caso de item crítico como caixa de transporte, providenciar o pedido ao almoxarifado para este fazer o pedido a compras o quantos antes. - Equipamentos danificados (cortador de pizza, pá para pizza)
Impacto: CRITÍCO. Atraso, queda ou parada de produção; perca de produto, acidente de trabalho.
Prevenção: Instruir os colaboradores a utilização correta dos equipamentos e cuidados para mantê-los em boas condições de uso; instruí-los a identificarem quando um equipamento está próximo de se quebrar devido ao uso.
Ação de contingência: Providenciar o pedido ao almoxarifado para este fazer o pedido a compras o quantos antes. - Higiene
Impacto: CRITÍCO. Riscos à saúde dos colaboradores e clientes, perca de produto. Contaminação do ambiente, contaminação do produto, presença de pragas.
Prevenção: Garantir a organização e higienização periódica do ambiente e equipamentos utilizados, manter o ambiente organizado e limpo. Treinar os colaboradores para aplicação de regras de organização, limpeza e utilização de vestimentas e calçados sempre limpos e dedicados à área de trabalho. Garantir o recebimento de materiais higienizados. Garantir o armazenamento de materiais e equipamentos sempre em locais com boas condições de limpeza a fim de evitar contaminação in loco. Afastamento de funcionários com a saúde avariada. Não permitir a entrada de pessoas não autorizadas, doentes ou com vestimentas inadequadas para a área.
Ação de contingência: Suspender as atividades até que o ambiente e pessoal estejam dentro dos conformes.
- Riscos à segurança
- Acidente de trabalho
Impacto: CRITÍCO. Risco à saúde de colaboradores, atraso ou parada na produção, perca de produto.
Prevenção: Garantir a instrução dos colaboradores para manuseio de equipamentos, identificação e prevenção de riscos. Uso de EPI. Treinar os colaboradores para identificação de equipamentos deteriorados e/ou próximos de sua quebra. Reuniões periódicas para salientar a importância da política de contenção de riscos e o uso devido do EPI.
Ação de contingência: Primeiros socorros e encaminhamento para uma unidade de pronto atendimento médico. - Corpos estranhos dentro do produto
Impacto: CRITÍCO.
Prevenção: Garantir o armazenamento de materiais e equipamentos sempre em locais com boas condições de organização e limpeza a fim de evitar contaminação. Uso de vestimentas adequadas à área (toca, jaleco, sapato fechado). Garantir a higienização e organização do ambiente. Garantir a boa qualidade dos itens de consumo utilizados.
Ação de contingência: Descarte dos produtos contaminados, acionamento do cliente e negociação para compensação de danos.
Possíveis Riscos:
1. Acidente com o cortador
2. Falta de embalagem
3. Embalagem contaminada
4. Falta de pessoal
5. Embalagem defeituosa
6. Falta de qualificação
Impactos:
1. Suporte ao funcionário acidentado. Redução da equipe por afastamento médico. Processo por parte do funcionário. Possível indenização. Déficit orçamentário.
2. Redução no número de entregas. Reclamações. Perda de clientes. Gastos adicionais com a compra de embalagens com custo mais alto. Déficit orçamentário.
3. Problemas de saúde de funcionários e/ou clientes. Processos. Indenizações. Perda de clientes. Multas vigilância sanitária. Interdição do estabelecimento. Falência.
...