PEDREIRA (FICTICIA) – EXTRAÇÃO DE MINERIO BLOCO CONTROLE E IMPACTOS DE RISCOS AMBIENTAIS
Por: AnderOP • 8/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.839 Palavras (12 Páginas) • 345 Visualizações
PEDREIRA (FICTICIA) – EXTRAÇÃO DE MINERIO
BLOCO CONTROLE E IMPACTOS DE RISCOS AMBIENTAIS
PEDREIRA (FICTICIA) – EXTRAÇÃO DE MINERIO
Trabalho de BLOCO CONTROLE E IMPACTOS DE RISCOS AMBIENTAIS apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e proteção Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento, Legislação e Direito Ambiental.
Professores Orientadores;
Luciana Trigueiro;
Thiago Augusto Domingos;
Rodrigo Trigueiro;
Jossan Batistute e
Jamile Bernardes.
Campos Novos
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DA AREA
3. METODOLOGIA
4. CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO
5. CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA
6. IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
6.1. LISTA DE VERIFICAÇÃO
7. DIAGRAMA DE IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
8. IMPACTOS NA FASE DO PROJETO
9. IMPACTOS NA FASE DE IMPLANTAÇÃO
9.1. GERAÇÃO DE EMPREGOS
9.2. GERAÇÃO DE RENDA
9.3. ALTERAÇÃO DA PAISAGEM
9.4. EVASÃO DA FAUNA
9.5. GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
10. IMPACTOS NA FASE DE OPERAÇÃO
10.1. GERAÇÃO DE EMPREGOS
10.2. GERAÇÃO DE RENDA
10.3. DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DO AR
10.4. DESCONFORTO / IMPACTO SOBRE A SAÚDE
11. PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
No Brasil, a mineração, de um modo geral, está submetida a um conjunto de regulamentações, onde os três níveis de poder estatal possuem atribuições com relação à mineração e ao meio ambiente.
Em nível federal, os órgãos que têm a responsabilidade de definir as diretrizes e regulamentações, bem como atuar na concessão, fiscalização e cumprimento da legislação mineral e ambiental para o aproveitamento dos recursos minerais.
Este trabalho que foi realizado é uma atividade fictícia em cima de dados de uma pedreira instalada na região de Campos Novos, a área estudada possui características do BIOMA MATA ATLANTICA que compõe especificamente a tipologia Floresta Ombrófila Mista, composta principalmente de Araucárias.
Para o estudo desta área foi feita uma lista de verificação para levantar informações importantes, como as ações do empreendimento que podem causar impactos ambientais, e foi criado um diagrama para identificar os mesmos.
O empreendimento fictício que terá inicio em agosto deste ano e que esta prevista para operar 4 anos, prevê muita geração de empregos diretos e indiretos, renda e além de movimentar a economia do município.
Apesar de gerar muitos impactos tanto no ar como no solo foram criadas medidas mitigadoras e compensatórias para cada impacto. Entre as medidas uma tem como objetivo realizar projeto de educação ambiental que vise informar e educar todos os usuários e funcionários do local e também a população.
Os métodos aplicados para a extração do minério dependem do potencial da reserva e da qualidade das rochas que formam o mineral de valor (minério) e as encaixantes, o que é determinante na forma como ocorrerá a extração e o porte dos equipamentos que serão utilizados.
A produção de pedra britada no Brasil é a segunda maior entre as substâncias minerais, ficando atrás apenas do ferro. O estado de São Paulo é o principal produtor e consumidor, concentrando cerca de 43% da produção bruta e 45% do consumo. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também se destacam em termos de quantidades produzidas e consumidas (DNPM, 2008).
DELIMITAÇÃO DA ÁREA
Para chegar ao local destinado ao empreendimento, partindo da rótula de acesso a COPERCAMPOS e a cidade de Campos Novos, por aproximadamente 3,63 km sentido curitibanos, observa-se uma estrada de terra batida a direita e atrás a área em questão.
Imagem 1: Croqui de acesso.
Fonte: Google earth (03/06/2013).
Chegando ao local já pode-se observar a atividade de extração de minério, assim como a área diretamente afetada, como podemos observar na imagem 2.
Imagem 2: Área diretamente afetada.
Fonte: Google earth (03/06/2013).
Como Área de Influencia Direta, foi determinado um raio de 1.000 metros (1 km), pois neste raio ainda podem ser afetados diretamente pelos ruídos acústicos, assim como com a poeira e partículas lançadas na atmosfera.
Imagem 3: Área de Influencia Direta.
Fonte:
...