Conversão de Veículos Automotores para Utilização de GNV como Combustível Alternativo
Por: Maicon Jeanes • 18/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.450 Palavras (14 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
FELIPE HENRIQUE DE CARVALHO
Conversão de Veículos Automotores para Utilização de GNV como Combustível Alternativo
FELIPE HENRIQUE DE CARVALHO
Conversão de Veículos Automotores para Utilização de GNV como Combustível Alternativo
Trabalho da disciplina Projeto Integrado apresentado à Faculdade Pitágoras Betim.
Orientador: Wagner Veloso
Coordenador: Edmar Mendes de Paula.
Betim
2017
Dedico este trabalho a Deus pela glória e minha família pelo apoio que sempre me proporcionam em tudo que faço.
RESUMO
Ao utilizar um veículo movido a gás natural veicular (GNV), a economia pode ser superior a 50% em relação à gasolina ou álcool. O GNV é um combustível que não pode ser adulterado, ou seja, você tem certeza de que está adquirindo um produto de qualidade. E é um combustível menos poluente, pois emite cerca de 20% menos CO2 na natureza, quando comparado com a gasolina e óleo diesel. Atualmente qualquer veículo fabricado no Brasil tem condições de ser convertido, sendo apenas necessário solicitar ao órgão de trânsito estadual a autorização para a conversão e em seguida adquirirem o kit gás homologado pelo INMETRO que deverá ser instalado em uma oficina credenciada para a instalação. Por sua vez realizara os procedimentos necessários para comprovação da segurança de todos os componentes do kit gás emitindo um certificado de conformidade, cabe ressaltar que após a conclusão dos procedimentos ainda e necessário procurar novamente o DETRAN para emissão de novo documento de licenciamento para que nele conste também o GNV como combustível.
Palavras-Chaves: Gnv, Veículos Automotores, Combustível Alternativo.
ABSTRACT
When using a vehicle powered by natural gas (NGV), the economy can be more than 50% compared to gasoline or alcohol. NGV is a fuel that can not be tampered with, that is, you are sure that you are getting a quality product. And it's a less polluting fuel because it emits about 20% less CO2 in nature compared to gasoline and diesel. At present, any vehicle manufactured in Brazil is capable of being converted, and it is only necessary to ask the state transit authority for the conversion and then purchase the gas kit approved by INMETRO, which must be installed in a workshop accredited for installation. In turn, it will perform the necessary procedures to prove the safety of all the components of the gas kit by issuing a certificate of conformity, it should be emphasized that after the completion of the procedures, it is still necessary to look again at DETRAN for the issuance of a new permit document for it to appear on it Also the CNG as fuel.
Key-words: Gnv, Automotive Vehicles, Alternative Fuel.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Sistema homologado mostra os componentes de um kit de GNV típico......................................................................................................................…12
Figura 2 – Veículo sendo convertido em oficina homologada pelo INMETRO 16
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Comparativo das Vantagens Econômicas no Uso de GNV 15
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CONAMA -conselho nacional do meio ambiente
DENATRAN -departamento nacional de transito
GASMIG -companhia de gás natural de Minas Gerais
Gnv- gás natural veicular
IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
INMETRO -Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
MDIC- ministério do desenvolvimento, indústria e comércio
OIAS -Organismos de Inspeção Acreditados
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO 9
2.1 Procedimento para conversão de veículos automotores para GNV 11
2.1.1 Vantagens e desvantagens do uso de GNV como combustível 12
2.1.2 Vantagens econômicas: 13
3 ÓRGÃOS REGULAMENTADORES, E EMPRESAS CREDENCIADAS PARA INSPEÇÃO DOS VEÍCULOS. 14
3.1 1Oficinas autorizadas para conversão 15
4 segurança 16
4.1 Cuidados ao adquirir e instalar o Cilindro 16
4.2Cuidados com os serviços de Conversão 16
4.3cuidados Gerais com as manutenções 17
5 CONCLUSÃO 18
6 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUCAO
No Brasil a ideia do gás natural veicular (GNV) teve início entre os anos de 1980 a 1991 como combustível, onde foram criadas comitês governamentais para pesquisar a viabilidade da substituição do óleo diesel pelo GNV no transporte de cargas e passageiros, onde constataram muitas dificuldades inicialmente como a pouca oferta do produto e diferença irrisória entre os preços do óleo diesel e do GNV,provocando a inviabilidade da conversão das frotas e criando impasse de não investir em conversão de frotas e muito menos na construção de Postos de Serviço. (ABGNV,2004).
[...]com a demanda crescente do uso do GNV, e ainda com estrutura precária para distribuição e oferta faltou produto para abastecimento. Vindo este problema a se regularizar apenas em meados de 1994 e ao final de 1996 quando o plano real provocou o congelamento dos preços de combustíveis dentre estimulo para o usuário de que a economia feita pelo uso de GNV diminuiria, e ainda com concessão de isenção de impostos para os taxistas que aderissem ao uso de GNV, provocando uma grande renovação da frota de veículos, principalmente nos maiores capitais do Brasil. (SOUSA,2009).
...