Curva da bomba
Por: ketcamargo • 29/3/2016 • Ensaio • 2.281 Palavras (10 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: HIDRÁULICA EM CONDUTOS FORÇADOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - BOMBAS
Cuiabá - MT, Novembro, 2015.
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: HIDRÁULICA EM CONDUTOS FORÇADOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - BOMBAS
KAUÊ BOIDI PEREIRA
KETINNY CAMARGO DE CASTRO
NAIANA SCHULTZ ARISI
THAÍS THAIANA GALANTINI DA SILVA
Relatório de aula prática solicitado pelo Prof. Halley Rodrigues Filho, como requisito avaliativo do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental na disciplina de Hidráulica dos Condutos Forçados.
Cuiabá – MT, Novembro, 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. METODOLOGIA
5. RESULTADOS
6. DISCUSSÃO
7. CONCLUSÃO
8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
O planejamento e a elaboração de projetos de engenharia devem ser acompanhados de estudos de viabilidade técnica, social, ambiental e econômica. Instalações de sistemas elevatórios devem ser projetadas visando atender as demandas de vazão e pressão, sem perder de vista, a eficiência econômica. Para isso, o engenheiro projetista realiza inúmeros cálculos de perdas de carga na tubulação, consultas frequentes a tabelas, catálogos de bombas e de motores, além de avaliar o emprego de diversos diâmetros de tubulação para escolher o de menor custo anual total (ANDRADE e CARVALHO, 2001).
De acordo com PORTO (2006) a utilização de sistemas elevatórios é comumente indispensável nos serviços de abastecimento, isso se dá devido as diferenças de cotas topográficas, assim há a necessidade de transferir energia para o liquido através de um sistema eletromecânico.
Segundo ZOCOLER et al (2004), os custos de um sistema elevatório de água são influenciados por muitas variáveis, todavia, a maioria está atrelada aos atributos físicos do local, o que as tornam constantes quando se trata de um caso especificamente. As principais são: comprimento da tubulação e tipo de material, desnível topográfico, necessidade de vazão, diâmetro utilizado, dentre outros.
As curvas características são a representação gráfica das funções que relacionam os parâmetros envolvidos no funcionamento do sistema. Esta, que é gerada através da altura total de elevação em função da vazão é usada como apoio para minimizar custos (GOMES, 2009).
Assim, com a sobreposição da mesma sobre a curva da bomba fornecida pelo fabricante indica o melhor ponto de operação, que por sua vez corresponde ao ponto ótimo de rendimento da bomba e em relação à tubulação seu melhor custo benefício.
Muitas vezes, em projetos de abastecimento urbano observa-se que o limite de operação será alcançado, levando a utilização do sistema em potência máxima. Assim, nestas situações recorre-se a aplicações de associações de bombas em sistemas em serie e em paralelo buscando maximizar a eficiência o projeto. Onde normalmente utiliza-se a associação de duas bombas iguais, o que ocasiona uma curva característica mais estável e facilita a operação (PORTO, 2006).
Portanto, neste trabalho será apresentado a curva característica de um sistema elevatório utilizando associação de duas bombas, onde será analisado o sistema em série e em paralelo.
- OBJETIVO GERAL
- Determinar o comportamento dinâmico de um sistema elevatório.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Calcular perdas de cargas localizadas, distribuídas e a altura geométrica do sistema analisado;
- Esboçar a curva do sistema e encontrar o ponto de operação do mesmo;
- Analisar as leituras dos manômetros presentes no sistema.
- METODOLOGIA
O trabalho foi realizado utilizando-se um sistema hidráulico composto por tubulações de PVC, contendo um conjunto elevatório formado por duas bombas, com diâmetro de sucção igual a 40mm e diâmetro de recalque igual a 32mm; comprimento da tubulação de sucção igual a 4 metros e de recalque igual a 4 metros; e ainda, diferença entre os níveis do reservatório superior e inferior igual a 1,80 metros, organizados esquematicamente conforme Foto 1. A esquematização do conjunto deu-se de maneira a permitir no mesmo conjunto, de acordo com a abertura de certos registros, a associação em série ou em paralelo das bombas do conjunto elevatório.
[pic 3]
Foto 1: Sistema elevatório utilizado com localização de registros e bombas.
Fonte: Acervo disponibilizado pelo docente
LEGENDA:
1 - Vacuômetro
2 - Manômetro
R1 e R2 – Registros Esfera com D = 40mm.
R3, R4, R5 e R6 – Registros Esfera com D = 32mm.
B1 e B2 – Bombas
Vale ressaltar também a presença de conexões geradoras de perda de carga localizada, identificadas na Foto 2.
[pic 4]
Foto 2: Sistema elevatório utilizado com localização de conexões utilizadas.
Fonte: Acervo disponibilizado pelo docente
LEGENDA:
...