Curva de Solubilidade Para Um Sistema Ternário
Por: vianajoaolucas • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
Curva de solubilidade para um sistema ternário |
LEQ- Labo III |
Índice:
Índice: 1
Sumário: 1
Parte experimental 2
Reagentes 2
Material 3
Procedimento 3
Resultados e discussão 3
Resultados experimentais obtidos 4
Discussão dos resultados obtidos 4
Conclusão 5
Bibliografia 6
Anexos 7
Sumário:
Este trabalho laboratorial teve como objetivo, traçar a curva de solubilidade para um sistema ternário, acetato de etilo-acetona-água, à pressão e temperatura ambiente.
Realizou-se três experiências para cada parte. Cada parte consistiu em adicionar acetato de etilo à mistura miscível, acetona e água, até haver formação de precipitação (a solução ficou turva). Registou-se os vários volumes adicionados de acetato de etilo até haver formação de precipitado, visto que o volume adicionado de acetona e água já era indicado no protocolo, todas as partes com volumes diferentes. Quando a nossa solução ficava turva, adicionávamos cetona, para se tornar límpida e assim sucessivamente. Depois da análise e organização de resultados, calculou-se as frações mássicas das misturas obtidas, para traçar a nossa curva de solubilidade que era o nosso objetivo.
A curva obtida não é igual à da literatura, ou seja, os pontos não coincidem, mas podemos afirmar que têm o mesmo comportamento. Os nossos pontos obtidos não são lineares, ou seja, não estão todos sob a mesma curva, mas fizemos a curva que me melhor se ajustava.
Parte experimental
Reagentes
- Água desmineralizada (ρ=0,998g/cm3)
- Acetona (ρ=0,79 g/cm3)
- Acetato de etilo (ρ=0,90 g/cm3)
Material
- 3 Buretas (25,0 ± 0,1) mL
- 12 Matrazes 100mL
- Gobelés
- 3 Suportes universais
- 3 Garras
Procedimento
A atividade realizou-se conforme o procedimento do manual de Labo III 2020/2021.
Resultados e discussão
Resultados experimentais obtidos [pic 2]
[pic 3]Discussão dos resultados obtidos[pic 4]
Depois de traçarmos a curva de solubilidade, é notório alguma discrepância relativamente aos dados que temos na literatura. A maior discrepância nos pontos, é onde a nossa percentagem de água é mais elevada. Alguns pontos encontram-se abaixo da curva de solubilidade, ou seja, na fase heterogénea e alguns acima, na parte homogénea.
Esta curva referência foi traçada a 30ºC, enquanto os nossos resultados experimentais foram obtidos à temperatura ambiente, e também a isso podemos somar mais os erros obtidos ao longo da realização, por exemplo, má leitura, material lavado entre outras possibilidades.
...