Curvas de Desempenho de um Compressor
Por: Ja1 Brown • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
Curvas de Desempenho de um Compressor
Um compressor apresenta certas limitações quanto ao seu funcionamento de acordo com as circunstâncias de operação às quais é submetido, dessa maneira uma série de curvas típicas de desempenho indicam a área útil de operação do compressor em questão, ou seja, uma curva típica de desempenho de um compressor apresenta seu range e sua flexibilidade operacional. Tal curva é fornecida pelo fabricante do equipamento e traçada experimentalmente, variando de acordo com o modelo do compressor (Leite, 2013).
As coordenadas do gráfico variam de acordo com a análise, o eixo X representa a vazão (fluxo) de sucção do compressor e o eixo Y representa algumas variáveis de processo como: Pressão de descarga e polytropic Head e relação de compressão. Cada curva de desempenho do compressor representa uma diferente faixa de velocidade de operação (Leite, 2013).
Dependendo das condições de processo o ponto de operação se move para a esquerda ou para a direita sobre a curva de desempenho fornecida pelo fabricante. Quando o ponto de operação ultrapassa a esquerda da curva de desempenho significa que o compressor entrou em surge, isso implica em uma necessidade imediata de controlar as condições de pressão de sucção, pressão descarga e vazão de sucção para movimentarmos o ponto de operação novamente para a direita a fim de retomar o ponto ideal de operação. O ponto de projeto representado na curva de desempenho é um ponto de operação normal onde se deseja uma eficiência ótima no compressor (Leite, 2013).
Referências:
Controle Antisurge De Compressores Centrífugos; G. A. Leite; Trabalho apresentado com requisito parcial à conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2013, 42p.
...