Cálculo da tensão elétrica para o fornecimento do motor
Ensaio: Cálculo da tensão elétrica para o fornecimento do motor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marginalalado • 13/8/2014 • Ensaio • 291 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Apresentação
Nesse modelo de motor, o rotor (parte móvel) é constituído por ímãs e o estator (parte fixa) é uma bobina. A tensão elétrica para acioná-lo pode ser proveniente de 1 a 3 pilhas (ligadas em série).
Material
l Base de madeira de (10x15x1) cm - lixada e envernizada;
l 1 tira de lata (folha de flandres) ou alumínio de 1,5 cm de largura;
l 2 ímãs quadrados, retangulares ou circulares;
l 1 pedaço de tubo de PVC de 2 cm de altura e diâmetro 4 cm;
l 20 m de fio de cobre esmaltado # 26;
l clipe encapado, apoios, cola-forte, tesoura, porta-pilhas etc.
Montagem
Construção do estator
Construção do rotor
Preparo do rotor e mancais
Motor pronto
Fazendo funcionar
A seqüência de ilustrações apresentadas permite, facilmente, a montagem desse modelo de motor elétrico. A parte elétrica é feita assim: ligue um dos fios do estator num dos mancais (mancal da frente, na figura acima); a outra extremidade do fio do estator vai para o porta-pilhas e, do outro mancal (mancal de trás, na figura acima) sai um fio para o porta-pilhas.
Aproveite os parafusinhos que fixam os mancais na base para prender esses fios.
Coloque o rotor nas guias dos mancais ... e dê um pequeno impulso! O motor deve entrar em funcionamento contínuo. Se isso não acontecer (ou o rotor dá algumas voltas, aos trancos, e depois pára), basta ajustar a capa do clipe na extremidade parcialmente retirada. Para tanto, se necessário, corte, com faca afiada, o plástico que recobre o clipe, bem junto ao ímã, mas essa capa cortada não deve ser retirada; o corte é apenas para facilitar o giro do plástico sobre o clipe.
...