DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEODÉSIA
Por: moa16190 • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEODÉSIA
ENGA52 Geoprocessamento 2017.1
Turma 01 e 03
Profª. Elaine Gomes Vieira de Jesus
Especificações para o trabalho final e o apresentação do seminário
Introdução
O trabalho será focado na análise espacial de ocorrência de acidentes registrados pela CODESAL em áreas especificas da cidade de Salvador. Cada dupla deverá estudar correlações espaciais com dados físicos e socioeconômicos da área de estudo, além de fazer considerações sobre presença e localização de determinados pontos notáveis. O objetivo é fornecer para a CODESAL um diagnostico a ser utilizado na prevenção de acidentes e na definição de medidas de intervenção em caso de ocorrências.
A divisão utilizada para a identificação das áreas de estudo é a delimitação das Prefeituras Bairro segundo arquivo vetorial fornecido no moodle.
Especificações sobre o formato do relatório
- Fonte Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento 1,5
- MargeM normal
- Capa contendo: cabeçalho com nome da universidade, unidade, departamento, curso, turma, professor responsável
- Número mínimo de páginas 15; número máximo de páginas: 25 (incluindo os mapas)
- O número de mapas tem que ser adequado ao objetivo do trabalho e à apresentação das análises espaciais executadas.
- Contracapa: equipe e integrantes da equipe
- Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento do trabalho
- Referências bibliográficas
Roteiro
- Apresentação física e socioeconômica da área de estudo:
Através de mapas temáticos sobre caracterização física (ex. topografia, hidrografia, declividade, etc.) da área de estudo e através da construção de mapas temáticos sobre diferentes aspectos socioeconômicos (ex: densidade demográfica, faixa etária da população residente, renda, índice ocupacional, etc.) apresentar de maneira o mais completa possível a área de estudo considerada, incluindo também equipamentos significativos (hospitais, escolas, etc.).
- Caracterizar as ocorrências da área de estudo:
Identificar as ocorrências registradas pela CODESAL na área de estudo. Categoriza-las por tipologias e identificar a tipologia mais numerosa.
Comparar espacialmente, através da utilização de ferramentas especificas (ex. buffer), as ocorrências registradas e os dados de riscos potenciais segundo o Plano Diretor de Encostas de Salvador (PDE 2004).
- Identificar correlações entre ocorrências e caracterização física e socioeconômica da área de estudo:
Utilizando uma ou mais técnicas de análise espacial apresentadas em sala de aula (Kernel, Voronoi, ...) buscar correlacionar os eventos de acidentes com a situação física e socioeconômica da área de estudo. Nessa etapa é importante evidenciar possíveis ações e medidas que podem ser tomadas em caso de acidentes graves para socorrer a população, abrigar os desabrigados, cuidar de eventuais feridos, etc.
...