DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
Por: Marcia De Lima Rocha • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 9.403 Palavras (38 Páginas) • 610 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL
ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
Salvador – Bahia
2014.2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVO 05
2.1 Subobjetivos 05
3.JUSTIFICATIVA 06
4.HISTÓRIA 07
4.1 Histórias da Indústria no Mundo 07
4.2 Histórias da Indústria no Brasil 08
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
5.1 Composição 13
5.2 Características Físicas e Mecânicas 13
5.3 Tipos de ligas 14
5.4 Custos 17
5.5 Vantagens e Desvantagens 18
5.6 Processos de produção e limitações 23
5.7 Aplicações na Construção Civil 41
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 46
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 47
8. ANEXOS 48
INTRODUÇÃO
Há cerca de 150 anos o alumínio está a serviço da indústria, sendo utilizado em larga escala, muito embora sua utilização remota desde os primórdios da civilização, quando foi utilizado pelos povos persas a cerca de 6000 a.C. na fabricação de potes e recipientes de argila que continham óxido de alumínio, dando um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos da época.
É bem verdade que aqui não se tinha o conhecimento desse elemento como o temos e utilizamos hoje, porém ele já estava presente na vida do ser humano. Assim, podemos dizer que o alumínio acompanhou a evolução da humanidade, antes mesmo de ser descoberto como metal isolado e não ferroso.
Hoje, é o terceiro elemento de grande abundância no planeta e o mais utilizado na indústria, seja ela da construção como perfis (usados em janelas e peças automotivas, por exemplo), chapas (matéria-prima de produtos como panelas e latas para bebidas), folhas (usadas na fabricação das embalagens) e peças fundidas (aplicadas principalmente na indústria automobilística), ou entre outros produtos semiacabados que geram as mais variadas soluções para o nosso dia-a-dia. Essa diversificação de uso do alumínio nos mostra o quanto ele é importante para a nossa sociedade.
Atualmente, os Estado Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG) e no Pará.
OBJETIVO:
Pesquisar o Alumínio e suas ligas para ampliar o conhecimento sobre esse elemento tão utilizado na indústria, principalmente na construção civil.
SUBOBJETIVOS:
Identificar as características física e mecânica dessa liga não ferrosa.
Reconhecer as vantagens e desvantagens de se trabalhar com o alumínio e suas ligas.
Entender por que esse metal é tão importante para a indústria mundial.
JUSTIFICATIVA:
Esta pesquisa se faz necessário em virtude de precisarmos ampliar nosso conhecimento, no que diz respeito ao material em estudo, como futuros engenheiros que seremos e entendermos que a tomada de decisão para seleção de materiais, necessita que tenhamos alguma familiaridade com as características gerais de uma ampla variedade de metais e suas ligas, assim como de outros tipos de materiais. Desta forma, esta pesquisa contribuirá para ampliar o nosso conhecimento no que tange, nesse estudo, apenas ao alumínio e suas ligas e reconhecer a importância de sua utilização na indústria e na engenharia civil.
...