DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TOPOGRAFIA DE PRECISÃO E LOCAÇÕES
Por: Flavio Alves • 25/6/2017 • Seminário • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
TOPOGRAFIA DE PRECISÃO E LOCAÇÕES
IT – 180 – PROF GUIMARAES
LOCAÇÃO TRIDIMENCIONAL
E
CUBAGEM
GRUPO:
Flavio Alves Da Cunha Silva-200923509-4
SEROPÉDICA, 13 DE SETEMBRO DE 2013
Sumario
Introdução..........................................................................................2
Locação Terrestre..........................................................................2
Locação Submarina.....................................................................5
Locação Tridimensional..........................................................4
Cubagem............................................................................................6
Conclusões......................................................................................13
Introdução
Este trabalho consiste em mostrar, formas, dificuldades, técnicas e finalidades dentre outros assuntos relacionados a locação, locação submarina e cubagem.
Desde os tempos mais primórdios da raça humana,era se usado técnicas de locação um grande exemplo são as pirâmides do Egito que apesar de existirem varias vertentes sobre a forma de construção uma coisa e certa em todas elas, elas foram locadas um em relação a outra com maestria
Pode-se dizer de uma maneira bem bruta e sem ponderações que a arte da locação e o inverso de mapear, quando mapear e pegar o que se tem em campo e levar para o projeto, a locação e pegar o que está representado no projeto e materializá-la no campo.
Imagem das piramedes
Locação Terrestre
A locação terrestre é a mais comum dentre as usadas no mundo contemporâneo, grande parte por sua alta demanda de serviços e necessidades.
Ela e definida como a arte de materializar em campo uma determinada informação do projeto, é importante ressaltar que na maioria das vezes a medida de implantação dessa informação é feita de modo repetido para que se tenham um maior grau de liberdade e um ajuste para a informação mais correta, afinal hoje em dia muitos projetos necessitam de um certo rigor e acuracea em sua base
- Metodologia e execução
A locação terrestre tradicional consiste em topografia em geral porem hoje em dia existe outras técnicas como o RTK, vamos a seguir explicar o método;
O método da topografia e feito através do aparelho em um ponto conhecido e com o ângulo calado em algum lugar, através da formula de transferência de coordenadas, como sabemos onde queremos chegar temos a outra coordenada.
Formula de transferência de coordenadas
Com esses dados chegamos ao ângulo e a distancia que temos interesse e assim no aparelho na função dist, faz-se tentativas e erro até a chegada da distancia já no alinhamento correto
Se o projeto necessitar de uma precisão alta, pode-se repetir esse processo de diversos pontos conhecidos o que criará uma serie de pontos da mesma locação, com isso começa se um trabalho de ajuste para a correção dos erros e uma melhor acuracia do ponto de interesse.
- Problemas e erros
Como a maioria dos projetos de locação e em maioria nas de pequeno porte, a referencia utilizada é um grande problema, por exemplo; “esse terreno tem 25x25 mas começa aonde?”, “este poste está a 20m? de que lugar”. Referencia é sempre um problema que tem que ser enfrentado na locação tradicional, pelo fato de ser comum
Um problema muito comum de locação é o seguinte; pede-se para que você loque um lote dentro de um loteamento porem não tem referencia e muito menos sistema de coordenadas. A Solução vem da criação de um referencial, se levanta toda a área ao redor do lote e enquadra no projeto da prefeitura (que é legalizado), bota-se pontos de GPS e assim cria-se a referencia, a partir daí vira uma locação normal.
Imagen de loteamento sobreposto
- Aplicações
As aplicações de locação terrestres são infinitas qualquer informação que seja passada do projeto para o campo tem que ser materializada, obras em geral, loteamentos, movimentação de terras( corte e aterro), extração mineral, dentre outros
Locação Submarina
Nos dias de hoje a constante busca do ser humano por recursos e exploração dos recursos naturais, alem da própria busca por conhecimento, criou-se a necessidade do mapeamento e mais importante ainda no momento a locação no fundo do oceano.
Muitas empresas gastam milhões ou até bilhões de seu orçamento para mapeamento e locação submarina, a Petrobras e outras do setor petrolífero furam poços de jazidas no fundo do oceano, imagine o quanto é lucrativo para ela este simples furo, e quanto e custoso caso essa locação seja feita errada.
[pic 2]
Figura 1
Vale lembrar que essa locação não é apenas no eixo (x,y) e sim no (x,y,z),uma locação tridimensional, e este Z geralmente esta a mais de 1000m negativos em um meio com constantes diferente do ar, o que cria uma serie de problemas e dificuldade, que nesse capitulo será comentado antes da metodologia de execução por uma questão didática.
- Problemas e erros
O primeiro problema a se enfrentar é o meio em que se esta trabalhando, as águas profundas, com isso tento-se medir distancia com o que se tem de mais preciso, o lazer, porem encontrou-se o problema da refratancia e reflectancia da água, que é muito inconstante o que impossibilitou o lazer.
...