DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO
Por: Valter Thomaz • 12/5/2018 • Projeto de pesquisa • 8.287 Palavras (34 Páginas) • 305 Visualizações
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
[pic 1]
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO.
Stephane Lopes Sant’Ana
Claudia Cardoso dos Santos
Valter Augusto Thomaz
Rio das Ostras
2017
Stephane Lopes Sant’Ana
Claudia Cardoso dos Santos
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO.
Projeto Integrador apresentado à Faculdade Cenecista de Rio das Ostras como requisito para as disciplinas: Cálculo III, Física III, Mecânica Aplicada e Estatística.
Orientador: Profª. Zulmira
Rio das Ostras
2017
RESUMO
Em busca pelo desenvolvimento sustentável, a cada dia surgem inovações e materiais aprimorados pela nanociência e nanotecnologia. Este avanço tecnológico, permitiu ao mundo conhecer em 2004, um material incrivelmente pequeno, em escala nanométrica, mas com características suficientes para ser fonte de estudos científicos em todo o planeta. Este material é o grafeno, que como tema deste projeto, traz ao leitor uma pesquisa contendo informações sobre o mesmo, suas características e aplicações. As páginas a seguir apresentarão suas propriedades, seu potencial inovador, e aplicações no Brasil e no mundo, sem deixar de ilustrar o seu contexto para o desenvolvimento sustentável, a busca de materiais para desenvolver de energia limpa e renovável, e outras aplicações que beneficiam a humanidade.
Palavras-chave:
Grafeno, nanociência, nanotecnologia, inovações, desenvolvimento sustentável.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 -
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 –
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
|
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
3 METODOLOGIA 3.1 ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E A COLETA DE DADOS 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO |
5 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICES |
ANEXOS |
INTRODUÇÃO:
Através dos séculos os cientistas e filósofos tiveram fascinação pelo desconhecido e desde o século passado, alguns estudiosos motivados pelo até então pouco explorado mundo das partículas, onde encontraram na nanociência justificativas para desenvolverem materiais em escala manométrica, os nanomateriais, gerando assim a oportunidade de potencializar propriedades físicas e químicas em concentrações extremamente pequenas, conferindo a dada substância características não antes apresentadas.
Os nanomateriais são aplicados em diversos campos da tecnologia devido a sua relação área, volume e ao impacto na melhoria da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente.
Nas últimas duas décadas, experiências no desenvolvimento e aplicação da nanociência tem como fruto derivados do carbono, como o grafeno, fulerenos e nanotubos. Os nanocompostos de carbono, juntamente com a prata, estão a frente dos avanços científicos e da nano produção industrial em suas primeiras fases.
Este projeto apresenta a pesquisa sobre o grafeno, um nanomaterial com estruturas bidimensionais em forma de rede plana, um conjunto de polígonos com um átomo de espessura, matrizes do grafite, é um alótropo do carbono.
O Grafeno é um material transparente, incrivelmente resistente, maleável, tem propriedades elétricas, propriedades térmicas, propriedades ópticas, entre outras. Ele é um nanomaterial com tantas características combinadas, que atrai a pesquisadores e grandes organizações, na busca de desenvolverem todo o seu potencial inovador.
Material com diversas aplicações, o grafeno passou ser importante papel na possibilidade de criação de tecnologias com características que permitam o desenvolvimento sustentável e eficiente para várias organizações.
Estudos alavancaram as aplicações do grafeno em semicondutores, por ser um bom condutor de eletricidade e conduzir 100 vezes mais rápido que o silício. Outro emprego para o grafeno está no desenvolvimento dos supercapacitores, na utilização como fonte e armazenamento de energia e na fabricação de placas para captação da energia solar.
A possibilidade de utilizar o material como uma fonte de energia renovável, como foi citado nas últimas linhas do parágrafo anterior, faz com que o grafeno seja uma inovação ambiental, tecnologicamente voltado para a energia limpa e a sustentabilidade.
OBJETIVO:
Neste projeto, será feito um estudo sobre as pesquisas do grafeno, apresentando ao leitor a definição do nanomaterial, características, aplicações tecnológicas, e algumas pesquisas do referido material no Brasil e no mundo, além de apontar as justificativas para a sua utilização em benefício do desenvolvimento sustentável no planeta.
JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa, através da realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o grafeno e sua utilização no mundo, obter informações sobre o nanomaterial e a justificativa da sua utilização no desenvolvimento sustentável.
A pesquisa apresentará as aplicações do grafeno, aplicações estas que são alvo de organizações que buscam novas invenções tecnológicas e sustentáveis. E a atração pelo conhecimento aprofundado das possibilidades do grafeno, leva cientistas no mundo todo desenvolverem tecnologias através do material.
METODOLOGIA:
Para a elaboração da pesquisa, foi necessário definir a classificação da pesquisa a ser realizado. Foi definido que a metodologia do trabalho, seria realizada através de uma pesquisa bibliográfica.
...