DETERMINAÇÃO DA SALINIDADE EM ÁGUA
Por: Isabel Souza • 8/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 1.171 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DETERMINAÇÃO DE SALINIDADE EM ÁGUA
BRENDA ANDRADE OLIVEIRA
EDUARDO SILVA DOS SANTOS JUNIO
EWERTON DUARTE DE SIQUEIRA
GENILSON DOS SANTOS BARBOSA
GILVANIA DOS SANTOS
JAQUELINE A. FERNANDES DE MENEZES
MARCELO DE SOUZA GONÇALVES
MARIA ISABEL SOUZA SANTOS
RODRIGO CARDOSO FEITOSA
SÉRGIO LUIZ DOS SANTOS NASCIMENTO
SÉRGIO SANTOS TELES JÚNIOR
Aracaju/SE
Outubro/2015
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Água produzida
3.2 Óleo
3.3 Salinidade
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
4.2 Métodos Experimentais
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVO
Determinar a quantidade de NaCl presente na água produzida e comparar com a legislação.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Água produzida
A água produzida (AP) é a água aprisionada nas formações subterrâneas que é trazida à superfície juntamente com petróleo e gás durante as atividades de produção desses fluidos. Entre os aspectos da AP que merecem atenção estão os seus elevados volumes e a complexidade da sua composição. Esses aspectos fazem com que o gerenciamento da AP requeira cuidados específicos, não apenas relacionados com aspectos técnicos e operacionais, mas, também, os ambientais. Esses aspectos fazem com que o gerenciamento da AP requeira cuidados específicos, não apenas relacionados com aspectos técnicos e operacionais, mas, também, os ambientais. Como consequência, o gerenciamento da AP resulta em custos consideravelmente elevados e que representam um percentual significativo dos custos de produção. (AMINI et al., 2012).
A água produzida é gerada como subproduto da produção de petróleo e gás, durante o processo de separação por que esses fluidos passam (processamento primário) para que possam se transformar em produtos comerciais. (HONG; FANE; BURFORD, 2003).
3.2 Óleo
Formado por uma mistura de vários compostos como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno (BTEX), naftalenos, fenantrenos e dibenzotiofenos (NFD), hidrocarbonetos poliaromáticos (HPA) e fenóis. Os hidrocarbonetos são altamente insolúveis na água, de modo que a maior parte do óleo presente na AP está sob a forma dispersa (EKINS; VANNER; FIREBRACE, 2007).
3.3 Salinidade
A salinidade é a concentração média dos sais dissolvidos, nos oceanos é cerca de 3,5 por cento ( % ) em peso. A composição e a concentração dos sais dissolvidos nas águas de formação variam de campo para campo. Os sais mais comumente encontrados são, nesta ordem: de sódio; magnésio; e, cálcio, principalmente sob a forma de cloretos e, em menor intensidade, como sulfatos (STOCKWELL; CAIRNS, 1980).
A alta salinidade associada à água injetada pode causar problema de incrustações nas tubulações. Elas são geradas a partir da precipitação dos sais, que em sua maioria são insolúveis ou pouco solúveis, como por exemplo: carbonatos, sulfatos, óxidos e hidróxidos. As incrustações tendem a se depositar nas paredes das tubulações, acumulando-se, e podendo causar problemas como perda de pressão, diminuição do escoamento da produção e aumento no consumo de energia (ANDRADE, SOLETTI & CARVALHO, 2009).
- MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
- Placa aquecedora
- Dessecador
- Balança analítica
- Equipamentos para filtração à vácuo
- Kitassato (500mL)
- Béquer de 50mL
- Água produzida
4.2 Métodos Experimentais
Para a determinação dos sólidos, foi utilizado princípio do Método Gravimétrico, no qual é essencial conhecer o volume da amostra, a massa dos resíduos. Inicialmente utilizando a balança analítica, determinou-se a massa béquer vazio.
Em seguida foi colocado 30mL da água produzida sobre o meio filtrante, com o vácuo ligado e, ao término da filtração transferiu-se para o béquer. O filtrado total foi levado ao aquecimento à 320°C na placa aquecedora até a completa evaporação da água. O resíduo foi colocado no dessecador até o equilíbrio com o ambiente e pesou-se.
Por fim, calculou-se o teor de sólidos dissolvidos através da fórmula:
[pic 1]
Sendo: m2= Massa da cápsula com resíduo (mg);
m1= Massa da cápsula vazia (mg)
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na determinação da quantidade de NaCl em 30 mL de água produzida, foi utilizado o método Gravimétrico, e obteve-se os seguintes resultados:
Massa do Béquer Vazio (g) | Massa do Béquer com resíduo (g) |
99.4642 | 101.7026 |
Assim pode-se determinar o teor de sólidos dissolvidos totais:
[pic 2]
Na indústria do petróleo vários segmentos podem agredir ao meio ambiente. No segmento representado pela Extração do Petróleo, o poluente mais relevante é a Água Produzida juntamente com o petróleo. De acordo com a Resolução CONAMA nº357/2005, a Água Produzida é considerada salina pois tem salinidade igual ou superior a 30 ‰ (acima de 3000 mg/L);
...