DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA DE DUAS MOLAS DIFERENTES.
Por: Rafaella Pereira • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.970 Palavras (8 Páginas) • 554 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ALINE DE SOUZA CRUZ
ERIC MARTINS PINHEIRO
RAFAELLA ALINE PEREIRA
EXPERIMENTO 2: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA DE DUAS MOLAS DIFERENTES.
DATA DO EXPERIMENTO: 30/04/2015.
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
1ºB – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MOGI DAS CRUZES, SP
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ALINE DE SOUZA CRUZ
ERIC MARTINS PINHEIRO
RAFAELLA ALINE PEREIRA
EXPERIMENTO 2: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA DE DUAS MOLAS DIFERENTES.
DATA DO EXPERIMENTO: 30/04/2015.
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
1ºB – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Relatório apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade de Mogi das Cruzes, à disciplina de Física Geral e Experimental I como parte dos requisitos para composição da nota do segundo bimestre.
MOGI DAS CRUZES, SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1 A mola
3.2 Força elástica
3.3 Lei de Hooke
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 Materiais Utilizados
4.2 Procedimentos
4.3 Medidas realizadas
4.4 Resultados obtidos
4.5 Analise das equações
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo descobrir através da lei de Hooke a constante elástica de diferentes molas a partir do deslocamento causado por forças peso acrescida gradualmente em uma das extremidades da mola que parte do estado natural (não esticada ou comprimidas) até a elasticidade limite do corpo. Por sua vez a mola reage com uma força contraria com o objetivo de fazer com que a mola retorne ao seu estado natural. Essa força produzida pela mola é diretamente proporcional ao deslocamento “X”, ou seja, quanto maior o deslocamento, maior é o esforço produzido pela mola para retornar ao ponto de equilíbrio.
A lei de Hooke consiste na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k, essa constante é obedecida até certo limite, onde a deformação da mola se torna permanente dentro do limite onde a lei de Hooke é válida.
OBJETIVO
Encontrar a constante de elasticidade da mola, que consiste na força realizada pela mesma a fim de retornar ao estado de repouso, através da Lei Hooke, e calcular a inclinação da reta, de pontos que decorrem da força peso (N) pela deformação sofrida pela mola.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este capítulo tem por objetivo fundamentar o relatório, tratando da parte teórico-cientifica do experimento, baseando-se em informações relacionadas a mola contidas no Wikipédia, quanto à lei de Hooke dados da página eletrônica Só Física (2015) foram abordados, e sobre a força elástica e também a lei de Hooke observou-se os escritos de Takakura (2012).
A mola
Em geral uma mola é um objeto elástico flexível que é usado para armazenar energia mecânica. Geralmente são feitas de arame e seu material mais comum é o aço temperado.
Tipos de molas:
- Helicoidal (ou bobina): feita enrolando um fio em torno de um cilindro; e cónica: molas helicoidais e cónicas são tipos de molas de torção, porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada.
- Lâmina: quando montada em feixes é usada na suspensão traseira de veículos pesados de veículo, apenas uma lâmina com interruptores elétricos.
- Espiral: usada nos pulsos de disparo e nos galvanômetros.
- Torção: mola projetada para ser torcido melhor que comprimido ou estendido.
- Gás: um volume do gás que é comprimido.
- Faixa de borracha: uma mola de tensão onde a energia é armazenada esticando o material.
- Belleville: um disco usado geralmente para aplicar a tensão a um parafuso.
- Pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.
Independente do seu formato ou tipo, molas são elementos mecânicos elásticos. Isto significa que segundo os conceitos clássicos da resistência dos materiais são componentes que trabalham sempre dentro da zona elástica determinada pela Lei de Hooke (a deformação é proporcional à tensão).
A constante elástica determina a relação entre a carga aplicada e a deformação. Numa descrição mais simplificada, as molas armazenam energia e a devolvem sem se deformarem plasticamente.
...