PROCEDIMENTO PARA MEDIR A CONSTANTE ELÁSTICA DE UMA MOLA DE TRAÇÃO
Por: Murilo Venâncio • 17/6/2020 • Artigo • 537 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ
FLÁVIO ALBERTO
GUSTAVO SUCE TONON
MURILO VENÂNCIO BOZZI
RAFAEL SCARPINI RECLA
PROCEDIMENTO PARA MEDIR A CONSTANTE ELÁSTICA DE UMA MOLA DE TRAÇÃO
ARACRUZ
2020
INTRODUÇAO
Todo corpo sob a ação de uma força de tração ou de compressão, se deforma. Se ao cessar a atuação dessa força o corpo recupera sua forma primitiva, se diz que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação, linearidade esta que expressa uma relação geral conhecida como Lei de Hoje. O sistema clássico utilizado para ilustração dessa lei é o sistema massa-mola que é apresentado a seguir em situações de equilíbrio estático.
A figura 1 mostra uma mola helicoidal, de massa desprezível, pendurada por uma de suas extremidades (parte a); ao se colocar um objeto de massa m na outra extremidade aparece um alongamento x na mola (parte b).
[pic 1]
Fig. 1 Em (a) a mola não está alongada; em (b) a mola está alongada de x em relação à posição inicial devido ao peso do um objeto de massa m. O peso do objeto é equilibrado pela força -kx que a mola exerce nele.
A força F aplicada na mola é o peso do corpo e, dentro do limite elástico,
teremos:
[pic 2]
F= Intensidade da força aplicada (N)
k= constante elástica da mola (N/m)
x= deformação da mola (m)
Os valores de constantes da mola dependem principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sendo sua unidade mais usual é N/m.
OBJETIVO
Medir a constante elástica de uma mola de tração
MATERIAL UTILIZADO[pic 3]
- Um suporte para objetos
- Uma mola
- Uma haste de metal
- Uma régua
- Objetos de massa (mi ± ∆mi)
PROCEDIMENTO
1) O experimento consiste em aplicar várias forças, pesos a uma mola vertical e medir os alongamentos, x, produz idos. Será executado 5 alongamentos de mola.
2) Suspenda a mola na haste de metal e pendure um suporte para objetos em sua extremidade livre. Escolha um ponto de referência no suporte e leia a posição dele na régua. Este zero o alongamento, ou seja, o valor Xo.
3) Coloque um dos objetos de massa no suporte e meça o alongamento por ele produzido, lendo sua posição na régua. Calcule o valor de X. Este será o primeiro valor de alongamento. Calcule a incerteza associada.
4) Repita o procedimento anterior, acrescentando um peso maior.
5) Insira os dados em uma planilha.
...