DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO ATRAVÉS DA PENEIRA
Por: millenabinotto • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 365 Visualizações
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO ATRAVÉS DA PENEIRA
Nº 200(NBR 11579:2012)
OUTUBRO DE 2016
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO ATRAVÉS DA PENEIRA
Nº 200(NBR 11579:2012)
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de Construção I, orientado pela professora Eliana Polo, na turma ECIV6DA do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei de Pato Branco.
PATO BRANCO
OUTUBRO - 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVOS 4
2. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3. RESULTADOS 6
4. CONCLUSÃO 7
5. BIBLIOGRAFIA 8
INTRODUÇÃO
O presente ensaio foi realizado no laboratório de Materiais de Construção da Faculdade Mater Dei, a fim de se determinar a finura do cimento. O cimento é um aglomerante hidráulico bastante utilizado na construção civil e entre várias de suas características, sua finura influencia na sua reação com a água. Geralmente, quanto mais fino o cimento, mais rápido ele reage. A resistência final do cimento também pode ser aumentada através de uma moagem mais fina. Esses motivos justificam a necessidade de se conhecer a propriedade da finura do cimento, para assim ter um maior controle sobre o dimensionamento de argamassas e concretos.
OBJETIVOS
Determinar a finura do cimento, seguindo as orientações da norma técnica ABNT NBR 11579:1991, a qual prescreve o método de ensaio para a determinação da finura do cimento com emprego da peneira nº 200, pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75µm (fração retida).
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados no ensaio de determinação de finura do cimento (NBR 11579:1991), estão listados abaixo.
- Peneira nº 200;
- Balança com precisão de 0,01g;
- Cronômetro com precisão 1,0s;
- Bastão;
- Pincéis;
- 100 gramas de cimento;
- Bandeja para pesagem.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Para ensaio de determinação de finura do cimento, foram utilizados procedimentos descritos abaixo.
- Foram pesadas duas amostras de cimento de 50 gramas cada;
- Realizou-se a eliminação de finos, que consiste em peneirar o cimento com um movimento leve de vai e vem durante 5 minutos, até que os grãos mais finos passassem quase que totalmente pelas malhas da tela;
- Foi colocada uma tampa e retirado o fundo da peneira, desprendendo as partículas aderidas à tela e parede com auxilio de golpes na lateral. Após, toda a superfície inferior foi limpa com um pincel.
- Foi encaixado o fundo retirando a tampa e peneirando com um movimento suave de vai e vem por 15 a 20 minutos, girando o conjunto a intervalos regulares e buscando movimentar o material de forma que fique uniformemente espalhado por toda a superfície da tela;
- Foi colocada a tampa e retirado o fundo da peneira, desprendendo as partículas aderidas à tela e parede com auxílio de golpes de bastão e toda a superfície inferior foi limpada com um pincel;
- Foi colocada a tampa e o fundo da peneira, e, mantendo-a ligeiramente inclinada, foi submetida a um movimento rápido de vai e vem, girando o conjunto a 60º a cada 10 segundos. Logo após, pesou-se todo o material contido no fundo da peneira, com incerteza máxima de +/- 0,01g.
- Transferência do resíduo: Nesta etapa o material retido na peneira foi pesado, com incerteza máxima de 0,01g.
- Para a realização da segunda determinação, todos os passos descritos acima foram repetidos.
RESULTADOS
É importante lembrar que a massa inicial de cada amostra foi de 50 gramas de cimento, e após realizar todos os procedimentos de execução do ensaio ( etapas do processo de peneiramento e pesagem do material retido na peneira), foram obtidos os resultados apresentados na tabela 1, através de duas determinações.
| Massa retida na peneira (nº200) |
1º determinação | 1 g |
2º determinação | 2 g |
Tabela 1- valores das massas retidas nas determinações.
Com esses resultados foi possível calcular o índice de finura do cimento, com a seguinte fórmula:
...