Determinação de partículas finas que passam através de uma peneira de 75 μm para cada lavagem
Tese: Determinação de partículas finas que passam através de uma peneira de 75 μm para cada lavagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniloureiro • 4/12/2014 • Tese • 998 Palavras (4 Páginas) • 541 Visualizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Engenharia Civil
Tarefa 03
NBR NM 46- Determinação dos finos que passam na peneira 75µm por lavagem.
Alunos:
Danielly Loureiro Almeida, Felipe Berticelli Polachini
Grupo:
Danielly Loureiro Almeida, Felipe Berticelli Polachini , Ana Claudia Laske , Eduardo Cesar Amancio, Maria Isabel Iijima, Mayra Branco.
Toledo 18 de abril de 2014.
Resumo
O material pulverulento é composto por partícula de argila e outros materiais solúveis em água, o objetivo desse ensaio é determinar a quantidade desse material que passa na peneira 75µm, para isso foi utilizado o procedimento da norma NBR NM 46, no qual os agregados tem que ser lavados dentro da peneira 75µm primeiramente em água e depois uma segunda amostra em água e agente umectante. Depois de lavadas as amostras foram secas na estufa por 24 horas e pesadas. Foi observada uma perca de 0,7% do agregado miúdo, como o determinado pela norma é que esse valor perdido não deve ultrapassar 1% logo a areia analisada está dentro dos padrões normalizados.
Objetivo
Determinar a quantidade de material que passa através da peneira 75ɥm, de acordo com a norma NBR NM 46, utilizando os dois métodos descritos, com água e com água e um agente umectante.
Fundamentação teórica
O material pulverulento é composto por partículas de argila menor que 25µm e silte de 25µm a 6µm. Geralmente são encontrados argilas em maiores quantidades.
O ensaio é baseado na lavagem da amostra na peneira 75µm até que a água que passe pela peneira esteja incolor, ou seja até retirar toda a sujeira do agregado, em seguida esse material é seco na estufa e pesado 24 horas depois para verificar a quantidade de material pulverulento que foi perdida na lavagem.
Segundo Facão Bauer no seu livro Materiais Para Construção Civil volume dois, ele diz que em agregados graúdos, as impurezas de natureza pulverulenta têm a mesma influência que o material impalpável dos próprios agregados. Bauer diz que a distribuição granulométrica tem influencia na trabalhabilidade do concreto fresco, alta porcentagem de material fino exige maior quantidade de água de amassamento e consequentemente aumento da quantidade de concreto, tornando-o mais dispendioso.
Materiais.
Balança com precisão de pelo menos 0,1.
Peneiras, um jogo com malha de tamanhos (75µm á 1,18mm).
Um recipiente suficientemente grande para que ocorra a lavagem sem perda de material.
Estufa.
Recipientes de metal com tampa.
Agente umectante.
Métodos.
A amostra de areia foi selecionada de acordo com a NM 26. Em seguida essa amostra foi misturada e reduzida para o ensaio de acordo com a NM 27, segundo a norma para a abertura de peneira utilizada a quantidade mínima da amostra é de 100g.
Imagem1: Ana Claudia Laske selecionando a amostra de areia.
A massa de areia foi pesada antes da realização do ensaio e obteve-se o valor de 111,0 g.
Imagem2: pesagem da areia.
Em seguida a amostra de areia foi colocada na peneira 75µm e na água corrente até toda a sujeira fosse retirada, ou seja até a água que sai da peneira esteja transparente.
Imagem3: Areia sendo lavada em água corrente.
Depois da areia limpa ela foi acumulada no canto da peneira e retirada da peneira com a ajuda de um tubo com água.
Imagem 4: retirada da areia.
Após a lavagem a primeira amostra de areia foi colocada em um recipiente e colocada na estufa.
Foi separada outra amostra de areia, esta foi pesada e em seguida colocada na peneira 75µm e mergulhada em um recipiente com água e agente umectante, onde foi agitada até a eliminação de todas as impurezas. Depois de lavada foi colocada na estufa por 24 horas.
Imagem 5: retirada do material pulverulento com ajuda do agente umectante.
O mesmo procedimento foi realizado para brita, foram selecionadas duas amostras uma delas foi lavada apenas em água e a outra em água
...