DISPOSITIVO DE COMANDO DOS CIRCUITOS ELETRICOS
Por: liberatofonseca • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.905 Palavras (12 Páginas) • 455 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISPOSITIVO DE COMANDO DOS CIRCUITOS ELETRICOS
JOÃO CARLOS SOEIRO LINS – RA 02410001361
LIBERATO DE SOUZA FONSECA – RA 02410001560
WILLIAN GOMES COSTAZ – RA 02410002461
FERNANDO BEZERRA BANDEIRA BRITO – RA 02410004644
Trabalho de pesquisa da disciplina de Instalações prediais do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal do ano 2015.
Orientador: Prof.Jhony Jamer
Águas Claras, 27 de Março de 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. TIPOS DE DISPOSITIVO DE COMANDO 3
2.1. Interruptores 4
2.2 Chave Faca 6
2.3 Contatores 8
2.5 Disjuntores 9
2.6 Chave Seccionadora 9
3. CONCLUSÃO 4
6. BIBLIOGRAFIA 4
- INTRODUÇÃO
São equipamentos capazes de executar a interligação e desligamento de pontos entre as quais circulará corrente quando interligados.
Os dispositivos de comandos ou chaves adotados em circuitos elétricos de baixa tensão, são variados e com característica de funcionamentos diferenciado. Essa diferença é consequência das funções especificas que cada dispositivo de comando deve executar, dependendo de sua posição no circuito.
Um dos critérios primordiais para a utilização de um circuito elétrico é classificar sua capacidade de ruptura, isto é necessário para que mediante a potência e corrente elétrica, o comando possa ser capaz de comandar.
São dispositivos de comando elétrico: interruptores, chave de faca, contatores, disjuntores e chave de seccionamento.
- Tipo de Dispositivo de comando
- Interruptores
É uma chave capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais do circuito, que podem incluir sobre carga de funcionamento especificadas, e conduzir por tempo especificado correntes anormais, como as de curto-circuito.
É uma chave seca de baixa tensão usado para abrir ou fechar circuitos elétricos, são utilizados na abertura de redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente é o acionador do ligamento ou desligamento da energia elétrica.
Os interruptores unipolares, simples, paralelos ou intermediários, devem interromper unicamente o condutor fase e nunca o condutor neutro.
- tipos de interruptores: balancim, botão de pressão, rotativo e automático.
[pic 2]
Imagem 1 . Interruptor de balancim ativado por meio de alavanca oculta
[pic 3]
Imagem 2. Interruptor de botão ativado através da pressão do botão
[pic 4]
Imagem 3. Interruptor rotativo que e ativado através da rotação de um eixo
[pic 5]
Imagem 4. Interruptor automático ativado por detecção de presença
- Chave faca
Faz parte de tipos de comando elétrico de modo simples, em que não são empregados dispositivos especiais de acionamentos, a chave de comando direto existe em grande numero de modelos e diversas capacidades de corrente, sendo a chave faca a mais simples.
Para uma maior segurança são utilizadas apenas para comandar equipamentos de pequenas correntes, como: motores sem carga, circuito de sinalização e dispositivo de baixa potência, tendo a função de conectar e desconectar dois pontos de um circuito elétrico.
A chave em dois terminais: ligado a fonte ou gerador e outro ligado a carga ou receptor, tem como propriedades de baixa resistência elétrica para não atrapalhar passagem de corrente e a alta resistência mecânica, podendo ligar e desligar varias vezes.
Sua estrutura compõe-se de parte metálica onde sua área de secção transversal é proporcional a corrente que comanda, sendo quanto, maior a corrente será necessário uma maior superfície de contato na mesma proporção maior será a chave.
O contato, pode ser do tipo com trava e também de impulso, sendo neste ultimo chamado de fechador ou abridor conforme a posição mantida pela mola.
[pic 6]
Imagem 5. Interruptor tipo Chave faca
- Contatores
São dispositivos (Imagem 6) de manobra mecânica, acionado eletromagneticamente, construídos para uma elevada freqüência de operação, e cujo arco elétrico é extinto no ar, sem afetar o seu funcionamento. Como pode ser observado na ( figura 1a e 1b ), o contator consiste basicamente de um núcleo magnético (bipartido, uma parte móvel e a outra fixa) e uma bobina que quando alimentada por um circuito elétrico, forma um campo magnético que, concentrando-se na parte fixa do núcleo, atrai a parte móvel.
...