DOCUMENTÁRIO: GIGANTES DO BRASIL
Por: Rafasouto • 6/12/2018 • Dissertação • 467 Palavras (2 Páginas) • 1.396 Visualizações
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- EP/9
Rafael Henrique Souto Luiz
ATIVIDADE ORIENTADA II - PROJETO DO PRODUTO
DOCUMENTÁRIO: GIGANTES DO BRASIL
PARACATU-MG
DEZEMBRO/2018
Episódio n° 01 - Francesco Matarazzo
O documentário Gigantes do Brasil relata em seu primeiro episódio a história do jovem imigrante Francesco Matarazzo. Homem de uma visão quase sobre humana que veio a se tornar o pioneiro da indústria brasileira.
Francesco ao desembarcar no Brasil, em 1881 perdeu em um naufrágio, tudo o que trouxera para iniciar suas atividades comercial no país, ou seja, os barris cheios de banha de porco.
Assim sendo ele começou a trabalhar como mascate objetivando o sustento de sua família. Ao conviver com a realidade dos seus clientes ele tem a percepção de suas necessidades, como também com o tímido empreendedorismo do Brasil.
A priori a banha de porco era importada, então, ele percebeu que além de poder produzi-la, aqui, poderia também vendê-la em lata. Sendo este o primeiro grande passo dado por este gigante.
Francesco Matarazzo tinha visão empreendedora, o entendimento do que produzir e como produzir, sobretudo, com essa visão consegue assim segmentar um mercado que veio de encontro com as necessidades de sua clientela.
Nesse parâmetro, ele conseguiu visualizar os riscos aos quais estava exposto. Ao perceber que tinha um concorrente ao comércio de banha de porco, estrategicamente, afim de controlar o preço e a oferta de matéria prima, comprou todos os porcos da região. Portanto ao restringir o acesso aos porcos eliminou a concorrência e a banha Matarazzo dominou novamente o mercado.
Matarazzo fez opção por produzir a matéria prima que utiliza. Eliminou todo desperdício, vendeu a carne em cortes frio e ainda produziu botões de camisa com os ossos que iriam ser jogados fora. Nessa ótica a sua produção foi sendo diversificada, porém, atingiu os objetivos de atender a demanda do mercado com produtos necessários a clientela. Esse foi o ponta pé inicial de um grande empreendedor: investir em produtos essenciais à mesa dos brasileiros.
Os ramos da sua empresa foram se diversificando, perpassando pela produção, antes importada.
Sob esse olhar, Matarazzo, alçou voos mais altos; produziu sua própria farinha de trigo e com maior qualidade que a que importava conseguindo atender de forma satisfatória aos seus consumidores.
Aliado a procura de melhoriar o que ofertava ao mercado, estava a certeza de onde se queria chegar. Ele era portador de um apetite controlado pelo risco. Sabia utilizar estratégias de mercado, assim, construiu não apenas o moinho para produzir a farinha de trigo, como também uma pequena metalúrgica para embalar os produtos oriundos de suas fábricas, passou a ser conhecido como o fabricante de fábricas.
Ao confrontar o que foi visto em sala de aula com este episódio pode-se afirmar que o sucesso vem da inteligência, luta, vontade de vencer e capacidade gerencial onde se agregam ferramentas propiciais para alavancar o crescimento da empresa.
...