Data Center
Casos: Data Center. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camera18lcm • 7/4/2014 • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 432 Visualizações
1 - DATA CENTER
Um Data Center é uma modalidade de serviço de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que as organizações, de qualquer porte, e mesmos profissionais liberais, possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações. Existem atualmente dois tipos de Data Centers ( data Center privado – PDC) e o ( internet data center – IDC), onde os serviços de comunicação em banda larga estão cada vez mais acessíveis e se tornam cada vez mais comuns nos ambientes das redes corporativas. Os elementos que impulsionam essa tendência incluem provedores de software como serviço – SaaS ( software as a service), onde um usuário adquire a agregação do software que implementa a solução; a computação comercial de alto desempenho, onde a tecnologia de TI é usada como ferramenta para se aproximar dos clientes e agregar mais valor ao negócio pela análise e controle de custos e os novos serviços de comunicação oferecidos aos consumidores, que exigem uma infra-estrutura que demanda altos custos de manutenção e que envolvem predominantemente implantação, manutenção/substituição, energia para os sistemas, entre outros serviços.
2 – NORMAS
Para que um Data Center suporte todas as aplicações para as quais foi projetado, é essencial que ele seja que o mesmo siga padrões que estabelecem os requisitos e configurações que asseguram a confiabilidade e disponibilidade exigida para esse tipo de central de dados.
A construção destas centrais sempre foi baseada em recomendações de fabricantes de Mainframes, de equipamentos de TI e na experiência dos próprios engenheiros e analistas que as projetavam. Atualmente uma norma regulamenta e padroniza a construção de Data centers, a ANSI/TIA/EIA-942 ( TELECOMMUNICATIONS INFRASTRUCTURE STANDART for DATACENTERS). O padrão TIA-942, fornece os requisitos e configurações para que um ambiente de Data Center possa suportar as tecnologias existentes e novos avanços tecnológicos em processamento de dados, comunicações e armazenamento, sempre com o objetivo de garantir a disponibilidade da informação nas operações críticas de uma empresa.
3 – ESTRUTURA E TOPOLOGIA
A construção do Data Center requer uma integração entre todos os produtos visando sempre uma solução final. Diferentemente, de outras áreas, os requisitos tecnológicos para a infra-estrutura são críticos, e serve de base para todas as outras camadas do projeto. Os sistemas que devem ser considerados nesta fase são:
- Arquitetura;
- Elétrica;
- Ar- condicionado;
- Telecomunicações;
- Gestão;
- Manutenção;
- Segurança.
No sistema de telecomunicações, devemos considerar:
- Sistemas elétricos;
- Sistemas de aterramento;
- Sistemas de cabeamento estruturado;
- Passagem de cabos;
- Racks e gabinetes;
- Equipamentos ativos de rede;
- Hierarquia de cabeamento estruturado;
- Nível de disponibilidade do Data Center (TIER);
- Segurança do Data Center.
TOPOLOGIA
As principais áreas presentes em um Data Center são:
- Entrance Room (ER): A sala de entrada é um espaço de interconexão entre o cabeamento estrutural do Data Center e o cabeamento proveniente das operadoras de telecomunicações;
- Main Distribution Area (MDA): Inclui o cross-connect, que é o ponto principal de distribuição do cabeamento estruturado do Data center; nesta área são feitas as mais importantes manobras do Data Center, assim, trata-se de uma área crítica;
- Horizontal Distribution Area (HDA): É utilizada para conexão com as áreas de equipamentos, inclui um cross-connect horizontal (HC), e equipamentos intermediários;
- Zone Distribution Area (ZDA): Ponto de interconexão opcional do cabeamento horizontal. Posicionado entre o HDA e o EDA permite uma configuração rápida e freqüente, geralmente posicionada sob o piso. Provê flexibilidade no Data Center;
- Equipment Distribution Area (EDA): Espaço destinado aos equipamentos terminais (servidores e storages) e os equipamentos de comunicação de dados ou voz (switches, centrais).
4 - CLASSIFICAÇÃO – TIER
A classificação de data Center depende do atendimento de cada uma destas áreas, mas é sempre considerado o menor nível para se classificar o data Center. A norma TIA-942, trata de quatro disciplinas intimamente relacionadas com o projeto de data centers : arquitetura, comunicação, elétrica e mecânica. Os projetos de cada uma delas devem ser muito bem coordenados para se obter como resultado um data Center eficiente.
A norma classifica ainda os data centers em quatro níveis (TIERS), numerados de um a quatro:
4.1 - TIER 1 : Data Center Básico
4.2 - TIER 2: Data Center com componentes redundantes
4.3 - TIER 3: Data Center que permite manutenção sem paradas
4.4 - TIER 4: Data Center tolerante a falhas.
Figura 1 – Classificação de Data Center segundo norma TIA-942.
Para cada uma dos quatro níveis há um conjunto de requisitos obrigatórios que devem ser observados. A classificação geral da data Center será igual a classificação que recebeu o nível mais baixo.
Tier 1 - Básico
A infra-estrutura de comunicações será distribuída da sala de entrada (ER) para as áreas de distribuição principal (MDA) e distribuição horizontal (HDA) através de um caminho único. Não existe redundância de rotas físicas ou lógicas.
Prevê o nível mínimo de distribuição de energia elétrica para
...