Defina eletrônica de potencia?
Por: thiagosilva111 • 27/11/2018 • Ensaio • 711 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
- Defina eletrônica de potencia?
A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis altos, médios e baixos de potência, apresentando aplicações em sistemas eletrônicos diversos, incluindo equipamentos de informática, multimídia, comunicações, nas baixas potências, e sistemas industriais de manufatura e produção, nas altas potências. Essa conversão é normalmente de AC para DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e frequência. Portanto, a eletrônica de potência pode ser considerada uma tecnologia interdisciplinar que envolve três campos básicos: a potência, a eletrônica e o controle.
- defina tempo de recuperação reversa de dispositivos semicondutores.
Quando diodo comum está conduzindo, se a tensão é bruscamente invertida as regiões P e N ainda terão portadores minoritários de carga e o diodo se comporte como um curto-circuito por um breve período de tempo. Assim há uma corrente de sentido inverso, qual pode provocar interferência e perdas.
- Defina carga de recuperação reversa;
A carga de recuperação reversa Qrr é a quantidade de portadores de cargas que fluem através do diodo no sentido reverso devido a mudança na condição de condução direta para bloqueio reverso. Seu valor é determinado a partir da área abrangida pelo caminho decorrente de recuperação reverso.
- Explique o processo de operação dos tiristores;
São dispositivos semicondutores parcialmente controláveis (controle somente da mudança de estado OFF para o estado ON). O tiristor deixa de conduzir a partir do instante em que não se encontra mais diretamente polarizado.
- Explique o processo de desligamento dos tiristores;
É que a corrente de anodo fique abaixo do valor Ih, se isto ocorrer juntamente com a aplicação de uma tensão reversa, o bloqueio se dará mais rapidamente.
- Como podem ser classificados os dispositivos de chaveamento de potencia?
Podem se classificados em 6 tipos:
- Retificadores com diodos.
- Conversores CA-CC ( controladores controlados);
- Conversores CA-CA (controladores de tensão CA);
- Conversores CC-CC (choppers);
- Conversores CC-CC (inversores);
- Chaves estáticas.
- Como podem ser classificados os circuitos de eletrônica de potencia?
Pode ser dividido em 3 ramos principais: potencia, eletrônica e controladores trata da aplicação de disparos semicondutores de potencia, como tiristores e transistores na concersão de AC para DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e frequência.
- Dada a curva característica do tiristor. Indicar no gráfico: Corrente de travamento; Corrente de manutenção; disparo pelo gatilho; Tensão de ruptura direta; Queda de tensão direta; Corrente de fuga reversa; Tensão de ruptura reversa; Corrente de fuga direta.
[pic 1]
- Defina os tipos de disparo de um tiristor.
Um tiristor é disparado aumentando-se a corrente de anodo, pode ser conseguido através de uma das seguintes formas, térmicas, luz, tensão elevadas ou sobre tensão DV/DT.
- Explique o modelo SCR com dois transistores:
SCR pode ser modelado com 2 tiristores bipolares dos quais um pnp e outro npn, dando em sua estrutura anodo em pnp e catodo npn, na interligaão do conversor com a base termos o gate
- Defina o tempo de disparo, tempo de atraso e tempo de subida de um tiristor SCR:
É definido como o intervalo de tempo 10% da corrente de gatilho de regime permanente de gatilho de regime permanente de 90% da corrente de regime permanente em estado de condução do tiristor, é a soma do tempo de subida. Tempo de atraso é definido como o intervalo de tempo entre 10% da corrente de gatilho é 10% da corrente do tiristor em estado de condução. Tempo de subida é o tempo necessário para corrente de anodo crescer de 10% a 90% da corrente em estado de condução.
...