Definição com Exemplo Detalhado de Pórticos
Por: kyllexxy • 10/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 885 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Pórtico
Pórticos é basicamente uma viga (tecto) apoiada sobre dois ou mais pilares.
[pic 1]
[pic 2]
Vindo da Grécia antiga, influenciou muitas culturas, tendo geralmente dimensões menores que um portal. Na arquitetura o pórtico é um local coberto há entrada de um templo, palácio ou edifício, podendo ser estendido ao longo de uma colunata, como uma passarela suportada por pilares.
[pic 3]
https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/0a/05/ee/67/santuario-di-madonna.jpg
Na imagem a cima vemos um exemplo de um pórtico, o maior pórtico do mundo tendo sua extensão de 3,5 km saindo dos limites da cidade de Bolonha, Itália, até o santuário de Madonna di San Luca. Itália é conhecida por seus pórticos, principalmente Bolonha, contendo vários deles, os mais conhecidos do mundo.
Por definição pórtico é uma estrutura formada por barras formando quadros entre si. Um conjunto de elementos estruturais que funcionam como uma peça só, fazendo transferência de momento. Tendo quatro (4) tipos de quadros isostáticos planos fundamentais, que associados, da mesma forma que associamos vigas simples para formar compostas, formando os quadros compostos.
[pic 4]
http://1.bp.blogspot.com/-YWj-Go1eF5M/UzdiOw4G4rI/AAAAAAAAABk/E99BfWPOR6w/s1600/Porticos.jpg
Importância estrutural
Muito importante para travamento, principalmente em edifícios elevados, onde há grande cargas horizontes responsável pelo vento e também em lugares onde se precisa vencer grandes vãos, com dimensões de vigas menores.
Contraventamento
Exige uma analise muito bem detalhada dos vínculos adotados nas ligações. Para garantir estabilidade, é fundamental que os vínculos sejam devidamente definidos, considerando a necessidade de ligações rígidas ou flexíveis, dependente de cada caso, para melhor comportamento do conjunto.
Se essa etapa for mal administrada, feita de maneira incorreta ou até não realizada, até pode ser que alcance uma estabilidade global, mas provavelmente será uma solução inadequada, podendo ser prejudicial.
Por isso deve ser feito um bom dimensionamento do projeto, para que seja tudo bem distribuído e aproveitado, sabendo aplicar alterações sobre os pilares e vigas corretas. Assim obtendo um melhor resultado, com menores alterações na seção de elementos.
Ao abrir mão de pórticos para uso de pilares/paredes, a rigidez dos esforços horizontais se concentra nesses pilares, atuando de modo isolado, aumentando assim os momentos nas fundações, em relação a maneira anterior – uso de pórtico. Além de aumentar de maneira significativa o custo das fundações, para assim suprir os elevados valores de momentos fletores atuantes.
Há diferentes tipos de pórticos :
Pórticos simples de alma cheia são simples e simétricos, seus vãos possuem entre 15 e 45 metros e sua altura entre 5 e 12 metros. Sua inclinação podendo variar entre 5 e 20 graus.
[pic 5]
Pórticos com tirantes conseguem reduzir deslocamentos horizontais e os momentos de colunas, são indicados para inclinações menores de 15 graus.
[pic 6]
http://wwwo.metalica.com.br/images/stories/artigos-tecnicos/Galpoes-porticos/maior/galpoes02.jpg
Pórticos em cobertura em arco mas utilizados em necessidades arquitetônicas, esses para vencer grandes vãos necessitam de ligações nas vagas, ligações que devem ser bem feitas e detalhadas. Os esforços solicitantes podem ou não agir de forma simultânea com momentos fletores. Os matérias mais usados em arcos são os aço e concreto protendido, pois estes oferecem maior possibilidades de vãos, além de uma estética mais agradável.
Normalmente são submetidos a compressão, mas podem existir carreamentos que não correspondam ao perfil definido para o arco, no caso, carregamentos que geram não apenas compressão. São esses carregamentos que geram forças cortantes e momento fletor , são chamados de não balanceado, que também deve ser suportado pelo arco.
Quanto mais alto o arco, maior o peso, maior o vão e consecutivamente maiores reações de apoio.
[pic 7]
http://www.jho.com.br/obras/quadra_esportes/qdesportescola-grd.jpg
Consideração de rigidez nas analise de pórticos estruturais
...