Desenvolvimento Arquitetura De Computadores
Casos: Desenvolvimento Arquitetura De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deividi • 24/11/2013 • 8.737 Palavras (35 Páginas) • 751 Visualizações
BREVE INTRODUÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de
computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes
parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador:
a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a
existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes
parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são
organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai
determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação
para a qual o computador vai ser orientado.
Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:
O desenho da arquitetura da CPU do computador, o seu conjunto de instruções,
"addressing modes" e técnicas, tais como paralelismo SIMD e MIMD.
Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação
em cluster e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).
A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos
(especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do
design para as várias partes de um computador, tais como memória, placamãe,
periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.
A arquitetura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da
máquina que um programador deve compreender para que consiga programar
o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender
o que o programa irá fazer aquando da sua execução. Por exemplo, parte da
arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. De
uma maneira semelhante, a frequência em que o sistema opera não é incluída
na arquitetura. Esta definição revela as duas principais considerações dos
arquitetos de computadores: (1) desenhar hardware que se comporta como o
programador pensa que se irá comportar, (2) utilizar implementações existentes
de tecnologias (por exemplo, semicondutores) para construir o melhor
computador possível. A 2ª consideração é frequentemente referida como
a microarquitetura.
ARQUITETURA RISC E CISC
Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido
de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece
um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a
mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos
microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC
Alpha,SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais comum em
desktops, o x86, é mais semelhante ao CISC do que ao RISC, embora chips
mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas
baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido
não têm micro programação, as instruções são executadas diretamente pelo
hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo,
tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.
A ideia foi inspirada pela descoberta de que muitas das características incluídas
na arquitetura tradicional de processadores para ganho de desempenho foram
ignoradas pelos programas que foram executados neles. Mas o desempenho do
processador em relação à memória que ele acessava era crescente. Isto resultou
num número de técnicas para otimização do processo dentro do processador,
enquanto ao mesmo tempo tentando reduzir o número total de acessos à
memória.
RISC é também a arquitetura adotada para os processadores dos videogames
modernos, que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à
execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação a micro
computadores com mais recursos, embora com processador x86.
HISTÓRIA
Desde os primeiros momentos da indústria de computadores os cientistas dos
principais fabricantes têm estudado métodos e técnicas que possam aperfeiçoar
o desempenho e a capacidade dos sistemas de computação.
Alguns aspectos atribuídos ao primeiro-RISC: projetos marcados por volta de
1975 incluem as observações que os compiladores de memória restritos da
época eram frequentemente incapazes de tirar proveito dos recursos destinados
a facilitar a montagem manual de codificação, e que os modos de
endereçamento complexos levavam muitos
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