DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rmvc • 1/12/2014 • Projeto de pesquisa • 3.213 Palavras (13 Páginas) • 445 Visualizações
Projeto de uma trava tipo “Toggle Clamp”
Alunos:
Aline Gabriel de Almeida R.A.: 1010018
Lidia Pereira R.A.: 1010451
Rael Moshe Vieira Cruz R.A.: 1010409
Prof. Dr. Mauricio Becerra Vargas
Projeto de Mecanismos
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 3
2.1. Síntese Cinemática 3
2.2. Análise Cinemática 5
2.3. Análise Estática 10
3. DESENVOLVIMENTO COMPUTACIONAL 15
3.1. Software MatLab 15
3.2. Software Adams View 16
4. RESULTADOS 19
4.1. Software MatLab 19
4.2. Software Adams View 19
5. COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS 24
INTRODUÇÃO
Travas tipo “Toogle Clamp” são temporárias e de ação rápida, elas tem a função de fixar um objeto em uma superfície por meio de uma aplicação de pressão. Podem ser fixados a uma bancada, ou podem ser de mão para segurar peças de trabalho em conjunto.
Esses grampos operam através de um sistema de alavancas e pivôs. O grampo se move contra a peça de trabalho e existem duas formas de fixação:
Por compressão: no qual se empurra a alavanca de maneira que ela se encontre a 90º do pivô de fixação, como mostrado na figura 1.
Figura 1 – Fixação por compressão
Por estiramento: no qual se empurra a alavanca de maneira que ela se encontre a 180º do pivô de fixação, como mostrado na figura 2.
Figura 2 – Fixação por estiramento
No projeto será utilizada a trava “Toggle Clamp” em fixação por estiramento assim como está apresentado na figura acima.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Síntese Cinemática
O primeiro passo para a realização do projeto foi utilizar o método gráfico de síntese usando 2 pontos com corpo fixo no acoplador. O procedimento gera as medidas dos links do mecanismo e está descrita a seguir:
Desenhar o link CD nas posições desejadas
Desenhar as linhas de construção C1C2 e D1D2
Dividir em duas partes iguais as linhas C1C2 e D1D2 e identificas os pontos médios como C3 e D3, respectivamente
Desenhar uma linha passando por C3 perpendicular a C1C2 e escolher adequadamente um ponto sobre a linha e identifica-lo como O2
Desenhar uma linha passando por D3 perpendicular a D1D2 e escolher adequadamente um ponto sobre a linha e identifica-lo como O4
Nomear os links: Link 1 = O2O4, Link 2 = C1O2, Link 3 = C1D1 e Link 4 = O4D1
Verificar se o mecanismo é Grashof
Verificar o ângulo de transmissão
Seguindo os procedimentos citados foi possível realizar a montagem dos links do mecanismo como pode ser visto na figura 3.
Figura 3 - Síntese Cinemática do mecanismo
Por meio da figura acima se encontram as medidas dos links:
Link 1=(O_2 O_4 ) ̅=36 mm →Base
Link 2=(O_2 A) ̅=28.3 mm →Motor
Link 3=(AB) ̅=25 mm →Acoplador
Link 4=(BO_4 ) ̅=30 mm →Seguidor
Desta forma, os links e suas medidas estão apresentados na figura 4 para uma melhor visualização.
Figura 4 – Links e suas respectivas medidas
Análise Cinemática
Análise de Posição
Para prosseguir com a realização do projeto, foi feita a análise de posição do mecanismo de 4 barras utilizado a fim de encontrar os ângulos que os links fazem com a horizontal.
Nesta análise é necessário primeiramente definir o frame do mecanismo, em que se define o sistema de coordenadas de referência, em seguida desenhar um circuito fechado de vetores e reduzir o polígono de vetores de forma que se transforme em um de apenas 3 vetores.
Figura 5 – Polígono de 3 vetores
(r_s ) ⃗=(r_1 ) ⃗-(r_2 ) ⃗
r_s θ_s=r_1 θ_1-r_2 θ_2
(r_s ) ⃗=(r_3 ) ⃗-(r_4 ) ⃗
r_s θ_s=r_3 θ_3-r_4 θ_4
Para o mecanismo foi utilizado o caso 4 na análise de posição pois os valores de (r_s ) ⃗, (r_1 ) ⃗ e (r_2 ) ⃗ são conhecidos, assim como o ângulo θ_1.
(r_s.e^(iθ_s ))/e^(iθ_s ) =(r_1.e^(iθ_1 ))/e^(iθ_s ) -(r_2.e^(iθ_2 ))/e^(iθ_s )
r_s=r_1.e^(iθ_1-θ_s )-r_2.e^(iθ_2-θ_s )
r_s=r_1.cos〖(θ_1-θ_s )+r_1.sin〖(θ_1-θ_s )i-〗 r_2.cos〖(θ_2-θ_s )-r_2.sin(θ_2-θ_s )i 〗 〗
Separando parte real e parte imaginária
r_s=r_1.cos〖(θ_1-θ_s )-r_2.cos(θ_2 〖-θ〗_s )〗 → (1)
0=r_1.sin〖(θ_1-θ_s )-r_2.sin(θ_2 〖-θ〗_s )〗 → (2)
Rearranjando as equações 1 e
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