Desperdícios em Um Canteiro de Obras
Por: Laurindaconti • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Em um canteiro de obras dificilmente prevemos e sanamos todas perdas que decorrem do processo de construção. Essas devem ser vistas como um todo, pois ocorrem em várias fases do processo e em quantias diferentes, sendo desperdiçados tempo, materiais , equipamentos e mão de obra , tornando difícil identifica-las dentro desse . As perdas incluem tanto desperdícios matérias como tarefas desnecessárias que não agregam valor. [pic 1]
As perdas de materiais podem ocorrer em distintos momentos dentro do empreendimento , podemos dividi-lo em três grandes fases : a concepção , execução e utilização. As atividades de conversão que agregam valor ao produto, mas nem todas atividades podem agregar valor como o retrabalho.
Algumas ações que levam a desperdícios nos canteiros de obras :
[pic 2]
- A falta de um projeto que direcione as ações da obra, dificultando o orçamento e levando a um desperdício exacerbado de matérias.
- Não programação de compras e materiais necessários pra todo obra.
- Má organização e limpeza do canteiro de obras.
- Indefinição do espaço do canteiro, levando a mudanças que geram desperdícios.
- Armazenamento errôneo dos matérias como tijolos, telhas, sacos de cimento e argamassas, que se guardados em locais desapropriados serão perdidos durante o processo.
- O não cálculo correto do uso de concreto, que uma vez feita a mistura não pode ser guardado, gerando desperdício.
- A perda de argamassa é frequente diante das péssimas condições de armazenagem, preparação e aplicação.
Vários outros desperdícios podem ser encontrados em um canteiro de obras, citamos aqui alguns mais relevantes, mas a perda que se tem por falta de armazenagem correta, projeção e organização são uns dos fatores que levam a gastos excessivos dentro de uma obra.
...