Destilação Simples
Trabalho Escolar: Destilação Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiagoCorreia • 2/3/2015 • 478 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Licenciatura em Química
QUÍMICA ORGÂNICA I
NOMES:¬¬¬¬
EDVAN NASCIMENTO
PRISCILA FARIAS
SAMUEL RAPHAEL
THIAGO CORREIA
PROFESSORA: CARMELITA GOMES
DATA: 10/10/2010
IFRJ – Nilópolis
2º semestre/2010
DESTILAÇÃO SIMPLES
OBJETIVO
Estudar e entender como funciona o processo de destilação, aprender a montar a aparelhagem, e procurar saber qual aparelho e mais eficaz para determinada mistura.
INTRODUÇÃO
Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz. Como mostra a figura abaixo.
MATERIAIS E REAGENTES
Condensador
Termômetro
Unha
Cabeça de destilação
Suporte universal
Garras e Mufas
Garra para fixação de termômetro
Pérolas de vidro
Manta aquecedora
Proveta (100 ml)
Mangueira de látex
Funil de vidro
AMOSTRA:
Acetona: tolueno (1:1)
METODOS
Pegou-se uma proveta e transferiu-se 100 ml da amostra (acetona + tolueno) para um balão de destilação. Logo depois adicionaram-se pérolas de vidro, pegou-se o suporte universal e colocaram-se as garras, logo após prendeu o condensador com as garras, montou-se o restante o aparelho. Aqueceu-se a mistura de forma que a destilação ocorra lentamente, depois e alguns minutos houve a ebulição do líquido. Rejeitou-se o primeiro ml do destilado, esperou-se até completar cerca de 50 ml. Logo em seguida desligou-se a manta.
RESULTADOS E DISCURSSÃO
Foi observado que a temperatura inicial da mistura o líquido era de 47 graus. Depois o liquido foi aquecido em uma manta aquecedora e esperaram-se alguns minutos, após o líquido entrar em ebulição descartou-se o primeiro 1 ml. Logo após foi abservado que a temperatura aumentava de forma crescente até se estabelecer em 69º graus Celsius. A acetona por ser mais volátil (ponto de ebulição de 56,53ºC) vai evaporar completamente, já o tolueno por ter maior ponto de ebulição (ponto de ebulição de 110,6ºC) não evapora. Fazendo com que o líquido se torne uma substância pura.
TABELA DA TEMPERATURA
Segue a seguinte tabela da destilação simples
Volume
...