Destinação de Resíduos
Por: Bianca Jó • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
SUMARIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................03
- REGIÃO NORTE.........................................................................................................05
- REGIÃO SUDESTE.....................................................................................................06
- REGIÃO SUL...............................................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................08
REFERÊNCIAS........................................................................................................................09
Para começarmos a falar sobre os resíduos e sua destinação, é importante conhecer alguns conceitos e a diferença entre eles.
Afinal o que são os resíduos sólidos?
Segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
“Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.” (NBR10004:2004)
Sabendo-se que os resíduos – popularmente conhecido como lixo – são materiais sólidos ou semissólidos que são gerados pela atividade humana e considerados sem utilidade, sendo descartados em seguida. Resta-nos saber para quais locais esses resíduos são destinados para completarem seu ciclo de vida.
Os resíduos podem ser encaminhados para três locais: lixões, aterros controlados e aterros sanitários.
- Os lixões são locais a “céu aberto” onde os resíduos são depositados, sendo uma forma irregular de destinação final onde pode acarretar em vários prejuízos para a saúde da população. Sendo somente uma descarga sobre o solo sem planejamento, nem técnicas apropriadas, ode ocorrer a poluição das águas subterrâneas e do solo.
- Os aterros controlados: segundo a norma da ABNT:
“O aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.” (NBR 8849:1985)
- Os aterros sanitários: segundo a norma da ABNT:
“O aterro sanitário também é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Tal método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou intervalos menores, se necessário.” (NBR 8419:1992)
Tanto os lixões quanto os aterros controlados são proibidos pela Lei 12.305/2010, que determina a extinção de lixões e aterros controlados devendo ser substituídos por aterros sanitários, onde somente o resíduo que não pode ser reciclado deve ir.
Possuindo o conhecimento sobre o que são os resíduos e quais podem ser sua destinação final, podemos comparar e abordar um pouco mais sobre os modelos mais adotados por algumas regiões do Brasil.
[pic 1]
Gráfico 1 - Tipo de destinação final nas regiões do Brasil
- REGIÃO NORTE
Na região Norte aproximadamente 57% dos resíduos tem como destino final os lixões, 28% os aterros controlados e 13% os aterros sanitários.
Um exemplo de vazadouro a céu aberto – popularmente conhecido como lixão – da região norte, encontra-se nos municípios, como Canutama e Tapauá ambos pertencentes ao Estado do Amazonas.
Porém a prática destes vazadores a céu aberto é proibida por lei e traz muitos prejuízos tanto ao ambiente como a população em si, pois quando o lixo é armazenado a céu aberto aumentasse o número de micro e macro vetores de doenças, as águas subterrâneas são poluídas pelo chorume além do odor desagradável que atrai animais.
Sendo assim os vazadouros a céu aberto não trazem nenhum benefício e devem ser eliminados, mas nem todos municípios possuem a verba necessária para construir um aterro e continuam na prática de lixões.
[pic 2]
- REGIÃO SUDESTE
Na região Sudeste aproximadamente 46% dos resíduos tem como destino final os aterros controlados, 37% os aterros sanitários e 10% os lixões.
O aterro controlado é preferível ao lixão pois acarreta menos prejuízos, porém também é proibido pela lei 12.305/2010.
Os aterros controlados geram uma poluição localizada no ambiente interno, não deixando os rejeitos expostos como ocorre nos lixões, porém possui uma qualidade inferior aos aterros sanitários pois não há preocupação na implementação de elementos de proteção ambiental.
...