Determinação De Densidade De sólidos E líquidos
Artigos Científicos: Determinação De Densidade De sólidos E líquidos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: aluapana_hello • 5/10/2013 • 988 Palavras (4 Páginas) • 1.544 Visualizações
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Palavras Chave: Densidade. Volume. Massa.
Introdução..........................
Todas as substâncias químicas puras apresentam algumas propriedades específicas, estas servem para identificar e caracterizar as substâncias e são denominadas propriedades intrínsecas da matéria.
Entre essas propriedades temos a densidade, que pode ser definida como a massa da variedade de volume de uma substância. Desta maneira, pode se calcular a densidade de uma amostra dividindo a massa desta pelo volume que ocupa no espaço (obteremos valores em g/cm³ ou g/ml ou, para gases, g/dm³.
Um fator que deve ser considerado quando buscamos a densidade de uma substância é a temperatura, pois com a variação da temperatura, varia o nível de agitação das moléculas e consequentemente, o volume da amostra, o que irá afetar a densidade da substância.
Com esses dados o objetivo do experimento realizado foi obter conhecimentos práticos de determinação da densidade de sólidos e líquidos.
Materiais e Métodos..................
Materiais:
Acetona;
Água;
Amostra de Cobre;
Amostra de Ferro Fundido;
Amostra de Poliestireno (PS);
Etanol;
Balança analítica;
Picnômetro;
Proveta;
Pisseta;
Pêra;
Pipeta;
Termômetro.
Métodos:
Foi colocado 50 ml de água da pisseta na proveta, em seguida foi verificado a temperatura da água com um termômetro.
Com a temperatura da água estabelecida, que foi de 24°C, foi verificada a densidade da água por meio de um gráfico onde estava constado as densidades da água nas suas respectivas temperaturas.
Na balança analítica foram pesadas as amostras do cobre e do ferro fundido separadamente. Em seguida cada amostra foi mergulhada na proveta com 50 ml de água e verificado o volume final da proveta. Com os valores obtidos da massa e do volume, foi calculada a densidade de cada uma das amostras.
Para se calibrar o picnômetro ele foi lavado com acetona e depois de seco ele foi pesado na balança analítica para que a sua massa fosse determinada. Em seguida ele foi preenchido com água, secado exteriormente, e pesado novamente. Com os valores da massa do picnômetro cheio e vazio, a diferença entre eles, resulta no valor da massa da água, que será utilizado para se determinar o volume do picnômetro.
Para se verificar a densidade do etanol, o picnômetro teve que ser lavado com acetona, e depois de seco ele foi pesado na balança analítica para que a sua massa fosse determinada.
Foi preenchido o picnômetro com etanol, secado exteriormente e pesado rapidamente. Em seguida foi determinada a massa do etanol através da diferença da massa entre o picnômetro com etanol e sem etanol. Com a massa do etanol determinada, em seguida foi calculado a sua densidade.
O picnômetro foi lavado com água e depois com acetona, sendo em seguida deixado secando. Depois de seco o picnômetro foi pesado.
Depois de pesado o picnômetro vazio, ele foi preenchido até que o seu fundo ficasse coberto com poliestireno e pesado novamente. Em seguida foi preenchido o volume restante do picnômetro com água, e pesado novamente.
O volume do poliestireno foi calculado com a subtração do volume do picnômetro pelo volume da água. Depois de determinado o volume do poliestireno foi calculado a sua densidade.
Resultados e Discussão .............
Valores encontrados:
Cobre
Massa: 16,467 g
Volume: 2 cm³
Densidade: 8,2335 g/cm³
Ferro Fundido
Massa: 48,180 g
Volume: 7 cm³
Densidade: 6,8828 g/cm³
Calibração do Picnômetro
Massa do picnômetro: 26,7590 g
Massa do picnômetro + H20: 54,1037 g
Massa da água: 27,3447 g
Temperatura da água: 24 °C
Densidade da água: 0,9974 g/ml
Volume do picnômetro: 27,4159 ml
Etanol (Álcool Etílico)
Massa do picnômetro: 26,7630 g
Volume do picnômetro: 27,4159 ml
Massa
...